UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 23h08

Ninho de Pássaro vibra com maratona feminina; Brasil fica sem medalha

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
O Ninho de Pássaro presenciou um grande duelo na final da maratona feminina. Depois da vitória tranqüila da romena Constantina Tomescu (2h26min44), o público viu um duelo até os últimos metros entre China e Quênia. A queniana Catherine Ndereba (2h27min06) guardou energias para uma explosão na reta final e levou a prata, repetindo o feito de Atenas-2004, deixando a chinesa Chunxiu Zhou (2h27min07) com o bronze.

Em sua estréia em Olimpíadas, a brasileira Marily dos Santos chegou na 51ª posição (2h38min10).

A britânica Paula Radcliffe, recordista mundial da prova (2h15min25), ficou para trás durante o percurso e não se recuperou a ponto de disputar medalha. A atleta sofreu recentemente uma lesão no músculo da coxa e chegou a ser dúvida para estas Olimpíadas.

A partir do quilômetro 19, Tomescu, de 38 anos, assumiu a liderança, correndo junto ao primeiro grupo de maratonistas, ainda com Radcliffe em terceiro. Dez quilômetros depois, a romena mantinha em torno de um minuto de vantagem, que se manteve até o fim da prova.

"Me esforcei para ganhar este ouro. Ficava olhando para trás o tempo todo", disse Tomescu após a prova.

Radcliffe, que vinha longe do primeiro grupo, chegou a parar por um instante nos quilômetros finais da prova. A maratonista demonstrou cansaço, fez um rápido alongamento e voltou para a corrida às lágrimas. A britânica terminou na 23ª posição (2h32min38).

A disputa esteve acirrada no primeiro grupo. Depois de Tomescu se isolar na liderança, sete atletas ficaram na briga pelas medalhas de prata e bronze até os últimos quilômetros.

Tudo indicava que a definição do pódio sairia do duelo entre as duplas de China e Quênia, respectivamente com Chunxiu Zhou e Xiaolin Zhu, e Martha Komu e Catherine Ndereba, segunda colocada em Atenas-2004.

Na chegada às imediações do Ninho do Pássaro, local de término da maratona, as quatro atletas ainda seguiam emparelhadas, já isoladas à frente do grupo em que vinham. O público vibrou muito com o duelo final entre Chunxiu Zhou e Catherine Ndereba, decidido nos últimos metros, com uma explosão final da queniana, deixando a China com o bronze na maratona feminina.

*Com agências internacionais. Atualizado às 2h13

Compartilhe: