UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 09h00

Djokovic bate Blake e ganha a medalha de bronze em Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O sérvio Novak Djokovic bateu o norte-americano James Blake por 2 sets a 0, 6-3, 7-6 (7-4), e levou o bronze na chave de simples do torneio olímpico na China neste sábado.

AP
Novak Djokovic supera James Blake e leva medalha de bronze do tênis para a Sérvia
SAFINA E DEMENTIEVA FAZEM FINAL
PÚBLICO INCOMODA SÉRVIO NA SEMI
VEJA MAIS NOTÍCIAS DO TÊNIS
Além da glória de subir ao pódio olímpico, o bronze dará a Djokovic 205 pontos no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) da próxima segunda-feira, dia em que Rafael Nadal virará o primeiro da lista à frente de Roger Federer.

Em um improvável confronto inédito entre dois top 10 do mundo, os tenistas que lutavam pelo bronze tinham motivos de sobra para entrarem com raiva em quadra depois das derrotas desta sexta-feira nas semifinais.

Blake, sétimo do mundo, perdeu para González e saiu criticando o juiz de cadeira pelas marcações e também o próprio rival chileno, por conta de uma bolada recebida no meio da partida. Já o sérvio, que caiu contra Nadal em um duelo emocionante, afirmou que a torcida o atrapalhou na concentração.

Djokovic, terceiro do ranking, começou a disputa do bronze, porém, concentrado e disposto a levar a segunda medalha do país nos Jogos de Pequim depois da prata de Milorad Cavic, nos 100 m borboleta na natação. Foi ele, então, que quebrou o saque do norte-americano por duas vezes para fechar o primeiro set em seis games a três.

Tentando manter a tradição de medalhas no tênis para os EUA - país que esteve no pódio sempre desde a volta do esporte às Olimpíadas, em 1988 -, Blake emparelhou o segundo set e levou até o tie-break.

Djokovic mostrou toda a sua raiva com a disputa dura em quadra e chegou a quebrar a raquete no chão depois de um erro. O ato foi justamente na presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, que assista à partida no estádio.

Na decisão final, o sérvio, mais calmo, levou a melhor com um 7-4 no tie-break. Djokovic se ajoelhou no chão e pegou a bandeira do seu país para comemorar na quadra.

Compartilhe: