UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 07h26

Safina e Dementieva vencem semifinais e realizam final russa em Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
As medalhas de ouro e prata olímpicas de simples no tênis feminino já estão garantidas para a Rússia. Neste sábado, Dinara Safina superou a pressão da torcida chinesa para derrotar a anfitriã Na Li por 2 sets a 0 (7-6, 7-5) e agora disputa o lugar mais alto do pódio em Pequim com a compatriota Elena Dementieva, que bateu a também russa Vera Zvonareva por 2 a 0 (6-3, 7-6).

Toby Melville/Reuters
Safina confirma passagem para a decisão
Elise Amendola/AP
Na Li era esperança de ouro para a China
Charles Krupa/AFP
Dementieva é a outra russa atrás do ouro
VEJA OUTRAS FOTOS DOS DUELOS
CONFIRA CHAVE COMPLETA DO TÊNIS
MAIS NOTÍCIAS DO TÊNIS EM PEQUIM
Para conseguir se classificar, Safina precisou superar o trauma do histórico favorável da rival. A irmã de Marat Safin possui um ranking bem melhor que a asiática - ela é a sétima do mundo e a chinesa é a 42ª. Entretanto, a européia havia perdido os dois únicos confrontos até este sábado com dois placares embaraçosos por 6-1, 6-1, em 2005, e 6-2,6-2, em 2007.

Quando a semifinal começou, a chinesa demorou um pouco para achar seu melhor jogo. No quarto game, ela teve seu serviço quebrado, mas foi a partir daí que começou a se recuperar, pois devolveu a quebra em dois games e igualou as ações no duelo.

Safina, no entanto aproveitou um momento de descontração de Na Li para obter nova quebrar no nono game. Depois de desperdiçar um set point, ela permitiu que a chinesa empatasse o confronto mais uma vez. No tie-break, porém, ela assumiu o controle das trocas de bola e fechou por 7 a 3.

O segundo set começou melhor para Na Li. Após sair de um 40-0 no quinto game, ela reagiu e conseguiu a quebra. Para obter o feito, ela contou com a ajuda dos erros de Safina, que até este momento na partida já havia cometido um total de dez duplas faltas.

A chinesa teve tudo para empatar o confronto em sets quando foi sacar no décimo game vencendo por cinco a quatro. Foi quando começou nova reação da russa. Não só ela empatou o jogo no saque de Na Li, como continuou melhor até o fim do set para fazer 7-5 e ficar com a vitória.

Enquanto isso, na quadra 1, Dementieva tentava ampliar seu histórico positivo sobre Zvonareva para ir à final. E isso ela conseguiu sem grandes dificuldades. Esta foi a sua quarta vitória contra apenas uma da adversária, conquistada no Torneio Charleston deste ano.

Para avançar à decisão, Dementieva contou com boa forma no primeiro set e fechou com seis games a três sem passar por nenhum sufoco. O mesmo não aconteceu no set seguinte, quando a adversária levou o duelo para o tie-break, mas não foi páreo para a compatriota, perdendo por 7 a 3. Com isso, restou a Zvonareva disputar a medalha de bronze com Na Li para tentar garantir o domínio total da Rússia na categoria.

Compartilhe: