UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 07h23

Fernanda/Isabel avança à regata da medalha em 3º na 470

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
As brasileiras Fernanda Oliveira e Isabel Swan encerraram as provas classificatórias da classe 470 da vela na terceira colocação geral e avançaram à regata da medalha com boas chances de chegar ao pódio.

BRASIL DISPUTA MEDALHA
Luis Tejido/EFE
 
André Fonseca e Rodrigo Duarte (f) estão em oitavo na classe 49er após 12 provas, e se garantiram na regata da medalha, marcada para domingo, às 2h (horário de Brasília)
ANDRÉ E RICARDO VENCEM REGATA
IMAGENS DAS PROVAS EM QINGDAO
SCHEIDT/PRADA EM 11º NA STAR
LEIA MAIS SOBRE VELA
Neste sábado, nas duas últimas tomadas que definiram os participantes da disputa decisiva, Fernanda e Isabel consolidaram a classificação com duas boas provas. Na primeira bateria, ficaram com a sétima colocação, a 1min55 das japonesas, que lideraram de ponta a ponta.

Na seqüência, pegaram a quarta colocação em uma prova consistente. As brasileiras terminaram a bateria a 36 segundos da República Tcheca, que venceu a prova. Na quarta passagem, chegaram a estar em segundo.

Encerrada a disputa classificatória, a liderança é de Elise Rechichi/Tessa Parkinson, da Austrália, que venceu a quarta regata e só não ficou entre as cinco primeiras na quinta prova, descartando o resultado e perdendo 25 pontos no geral.

A Holanda vem na seqüência com 43 pontos perdidos. O time formado por Marcelien de Koning e Lobke Berkhout foi vencedor na segunda regata e somou dois segundos lugares. Entre os três primeiros, só as brasileiras não conseguiram vencer e, com 58 pontos perdidos, tiveram a vice-liderança na oitava prova como o melhor resultado.

As brasileiras estão com apenas quatro pontos de vantagem em relação ao time de Israel, que está na quarta colocação. A regata da medalha, marcada para segunda-feira, não pode se decartada e vale o dobro das disputas classificatórias. "Tudo pode acontecer. Temos possibilidades, mas várias duplas também têm chance. Se formos mal, outras ganham", avalia Fernanda.

Masculino

Fabio Pillar e Samuel Albrecht terminaram em 17º após 10 provas na 470 e não conseguiram avançar à regata da medalha. Na primeira série do dia, eles ficaram em 24º - resultado que não pôde ser descartado porque eles já tinham queimado a largada duas vezes ao longo da disputa.

Na outra prova, eles tiveram um desempenho melhor e ficaram em 13º. Na classificação geral, eles têm 134 pontos perdidos. Os líderes Nathan Wilmot e Malcom Page, da embarcação australiana, perderam apenas 42 pontos. Caso os brasileiros tivessem perdido 40 pontos a menos, conseguiriam se classificar em décimo.

*Atualizada às 10h, com agências

Compartilhe: