UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 01h56

Jade cai duas vezes e fica em 10º na ginástica; americana leva ouro

Lello Lopes
Em Pequim (China)
Uma queda no solo e outra no salto tiraram da brasileira Jade Barbosa a chance de disputar as primeiras colocações na final do individual geral da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Pequim. Ela terminou a competição em décimo lugar, com 59,550 pontos.

Flávio Florido/UOL
Jade começou bem sua performance,
com boas notas nas barras e na trave
Flávio Florido/UOL
Porém, quedas no solo e no salto minaram as chances de pódio olímpico da brasileira
Flávio Florido/UOL
Ana Cláudia Silva encerra sua estréia em Jogos com o 22º lugar no individual geral
VEJA IMAGENS DA FINAL
RESULTADO DE JADE AGRADOU?
CHINA PERDE 1º OURO PARA EUA
SOLO COMPROMETE JADE EM PEQUIM
NOTÍCIAS DE GINÁSTICA ARTÍSTICA
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
De qualquer forma, Jade superou a melhor posição obtida pelo Brasil na prova. Em Atenas-2004, Daniele Hypólito, que assistiu à competição desta sexta-feira em Pequim, conseguiu o 12º lugar. Ana Cláudia Silva, a outra brasileira na final, ficou em 22º lugar, com 56,875 pontos.

A medalha de ouro foi para a norte-americana Anastasia Liukin, que somou 63,325 pontos. Ao som de "USA, USA", ela superou a compatriota Shawn Johnson, atual campeã mundial, que somou 62,725 pontos. Já a chinesa Yilin Yang conquistou o bronze, com 62,650 pontos.

"O individual geral é uma disputa bem acirrada. A Shawn, por exemplo, era a favorita, mas foi superada pela Nastia. Lá dentro é bem complicado. Eu tentei fazer o meu melhor", disse Jade.

O Brasil, que nunca ganhou uma medalha olímpica na ginástica artística, terá sua última chance em Pequim no domingo, com Daiane dos Santos e Diego Hypólito no solo e Jade Barbosa no salto.

Nesta sexta-feira, Jade entrou no Ginásio Nacional com pouca pressão. Afinal, as favoritas na prova eram as ginastas norte-americanas, chinesas e russas. Além disso, a brasileira começou a competição nos dois aparelhos em que tem mais dificuldade, as barras assimétricas e a trave.

Nas barras, Jade teve uma atuação correta, recebendo nota 15,075. Já na trave, apesar de um momento de desequilíbrio, a brasileira foi muito bem, marcando 15,500 pontos.

Com isso, a carioca foi para os seus dois principais aparelhos, o solo e o salto, com bastante tranqüilidade. Mas uma falha sobre o tablado colocou tudo a perder. Logo no começo de sua apresentação, Jade aterrissou mal depois de uma acrobacia e encostou o bumbum no chão.

O erro custou caro. Jade recebeu apenas 13,950 no aparelho. Ela, que começou a rotação em sétimo lugar, caiu para o décimo posto.

Abalada, Jade Barbosa voltou a errar. Mesmo com o apoio da torcida, que gritou palavras de incentivo, a atleta caiu na prova do salto, recebeu 15,025 pontos e enterrou de vez qualquer chance de medalha no individual geral em Pequim.

"A queda sempre atrapalha. Mas eu tinha que arriscar", disse Jade, que ainda não havia realizado em Pequim o exercício mostrado na prova de salto. "Eu já tinha treinado em outros lugares, mas não aqui. Tentei fazer para ver como era", completou.

Compartilhe: