UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 02h54

Jade Barbosa recebe quinta pior nota no solo na final individual

Lello Lopes
Em Pequim (China)
A queda na prova de solo na final do individual geral foi determinante para Jade Barbosa não passar do décimo lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim. A atleta brasileira recebeu a quinta pior nota no aparelho entre todas as 24 participantes da decisão.

Jade escorregou após uma acrobacia e foi ao chão. Com isso, perdeu pontos importantes em sua apresentação. Ela deixou o tablado com a nota 13,950. As norte-americanas Anastasia Liukin e Shawn Johnson, respectivamente medalhas de ouro e prata nos Jogos, foram as duas melhores do solo na final, tirando nota 15,525.

Até mesmo a brasileira Ana Cláudia Silva, 22ª colocada no individual geral, teve uma nota melhor que a de Jade no solo: 14,350.

Jade Barbosa recebeu a mesma nota que a italiana Vanessa Ferrari, que dividiu com a brasileira a terceira colocação no Mundial de 2007. Ferrari, campeã mundial em 2005, também caiu em sua apresentação no solo.

No salto, aparelho no qual vai brigar por medalhas no domingo, Jade também apresentou uma queda na aterrissagem. Mesmo assim, ela tirou nota 15,075, a sétima maior da final.

Nos dois aparelhos que não são a sua especialidade, Jade Barbosa teve um desempenho regular. Nas barras assimétricas, ela foi a 12ª colocada, com 15,075. Na trave, foi um pouquinho melhor: nono lugar, com 15,500.

Depois da competição, Jade Barbosa admitiu que estava um pouco nervosa na final. "A gente sempre tem um pouco de nervosismo. Se a gente ficar muito mole não consegue nada", disse.

Esta foi a segunda final de Jade nos Jogos Olímpicos de Pequim. Na terça-feira, ela ajudou o Brasil a ficar em oitavo lugar por equipes. No domingo, a carioca voltará ao Ginásio Nacional para disputar a final do salto.

Compartilhe: