UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 03h33

Pieter van den Hoogenband, bi-olímpico no 100 m livre, anuncia aposentadoria

Das agências internacionais
Em Pequim (CHN)
O holandês Pieter van den Hoogenband, que conquistou duas vezes o título olímpico dos 100 m livre, em Sydney-2000 e Atenas-2004, anunciou a sua aposentadoria das piscinas.

Nesta quarta-feira (horário de Brasília), ele foi o quinto colocado na final da prova e não conseguiu o tricampeonato - o vencedor foi Alain Bernard e o brasileiro César Cielo ficou com o bronze. Com isso, confirmou seu adeus.

Após o resultado, van den Hoogenband não escondeu uma ponta de decepção para falar de sua retirada. "Foi minha última prova. Eles são muito fortes, rápidos demais", afirmou ele, depois de ficar com o tempo de 47s75, contra 47s21 de Bernard, que por sua vez ficou longe do recorde do australiano Eamon Sullivan (47s05), medalhista de prata.

"É uma nova geração e agora é o momento de eu dar um passo para o lado. Eles fizeram um grande trabalho", elogiou o nadador holandês, que totaliza sete medalhas olímpicas - três ouros, duas pratas e dois bronzes - mas curiosamente nunca venceu um Mundial, apesar das oito pratas e dois bronzes.

"Eu sou da geração de Alexander Popov, com 48s21. Ninguém mais chega a uma final com esse tempo. E aquele recorde era fantástico", lembrou van den Hoogenband.

O holandês, que está com 30 anos, foi um dos grandes nomes das piscinas nos últimos anos e chegou a ser eleito nadador do ano em 2000, após seus dois ouros nos Jogos Olímpicos de Sydney, com o 100 m livre e o 200 m livre.

Compartilhe: