UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 15h20

Relaxado, Brasil encara a China por 1º lugar do grupo e novo show

Bruno Freitas
Em Qinhuangdao (China)
Com a primeira parte do objetivo na primeira fase das Olimpíadas cumprido, ao assegurar antecipadamente a vaga nas quartas-de-final, a seleção masculina de futebol do Brasil encerra a participação na primeira fase dos Jogos de Pequim nesta quarta-feira, diante da local China, em Qinhuangdao, em partida teoricamente de exigências amenas, que antecede a chegada dos 'mata-mata' e a disputa por medalhas.

Reuters
Seleção garantiu classificação antecipada graças à goleada sobre a Nova Zelândia
VEJA FOTOS DO TREINO DA EQUIPE
CRISTIANE GARANTE VAGA FEMININA
DESFIGURADA, CHINA É "PEDREIRA"
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE FUTEBOL
A seleção de Dunga terá em jogo a missão de confirmar o primeiro lugar no grupo C, em condição que pode ser assegurada matematicamente com um simples empate diante dos chineses (mas só uma combinação improvável derruba o Brasil da ponta).

Além disso, os brasileiros terão a chance de confirmar a ascensão coletiva no torneio, esboçada na goleada sobre a Nova Zelândia no domingo, mais uma vez contra um adversário de nível técnico limitado.

A China chega ao confronto com o Brasil com apenas um ponto e chances remotas de classificação para a seqüência do torneio olímpico. Além disso, a equipe da casa vai para o confronto com quatro baixas entre os titulares, em razão de suspensão.

Por isso, a julgar pelo entusiasmo em Qinhuangdao nos últimos dias, a expectativa preferencial do torcedor local é que o time de Ronaldinho e companhia repita o espetáculo exibido contra os neozelandeses do último final de semana, em Shenyang, mesmo se for para fazer a seleção da casa passar alguma vergonha. No entanto, os brasileiros tratam com cautela o anseio geral por novo show.

"Todo mundo falou que a gente meteu um 'chocolate' na Nova Zelândia e espera que a seleção apresente o mesmo futebol. Mas esta é uma partida séria, estamos em busca do primeiro lugar do grupo", afirmou o zagueiro Thiago Silva, uma das prováveis novidades no time titular do Brasil nesta quarta.

Além do objetivo de ratificar a condição de primeiro do grupo C, o Brasil também entra em campo com o cuidado contra cartões amarelos. Quatro jogadores já foram punidos nas Olimpíadas e podem ser suspensos do duelo das quartas-de-final em caso de eventual reincidência. São os casos do goleiro Renan, do zagueiro Alex Silva e dos volantes Hernanes e Anderson.

Por isso, a expectativa é que Dunga preserve seus titulares ameaçados. Com base no treino de terça, da lista de 'pendurados' apenas o goleiro Renan deve começar o choque com os chineses. Thiago Silva deve ganhar vaga na zaga, depois de desfalcar a seleção contra Bélgica e Nova Zelândia em razão de uma pancada na panturrilha.

No meio-campo, a Ramires e Thiago Neves devem ocupar as vagas de Hernanes e Anderson. A chance no último jogo da primeira fase é encarada como oportunidade a não ser desperdiçada pelos novatos.

"Não sei se vou jogar, mas me sinto preparado. Espero entrar bem e colocar uma dúvida na cabeça do Dunga", declarou o cruzeirense Ramires, convocado para os Jogos de Pequim depois do veto do Real Madrid a Robinho.

Por fim, o técnico deve observar Ilsinho na lateral-direita, na vaga de Rafinha. No entanto, a alteração não tem relação com a possível ameaça do Schalke 04 de levar o lateral-direito titular da seleção para a Alemanha. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) descarta qualquer possibilidade de perder o atleta no meio das Olimpíadas.

Data: 13/08/2008 (quarta-feira)
Hora: 8h45 (horário de Brasília)
Local: estádio Olímpico de Qinhuangdao (China)

Brasil
Renan; Ilsinho, Thiago Silva, Breno, Marcelo; Ramires, Lucas, Thiago Neves, Diego; Ronaldinho Gaúcho e Alexandre Pato
Técnico: Dunga

China
Qiu; Shen, Wan, Dong, Li; Zhao, Zhou, Liu, Cui; Gao e Jiang
Técnico: Ratomir Dujkovic

Compartilhe: