UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 07h53

Cristiane marca três e garante vaga de virada para a seleção feminina

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Com três gols da atacante Cristiane, a seleção feminina de futebol derrotou a Nigéria por 3 a 1 e garantiu de forma invicta a classificação para as quartas-de-final dos Jogos Olímpicos de Pequim. Na primeira colocação do grupo F, o Brasil encara agora a Noruega, segunda colocada na chave G após ter sido derrotada por 5 a 1 pelo Japão.

Petr David Josek/AP
Após sair perdendo, o Brasil empatou com Cristiane, de cabeça. Ela faria mais...
Petr David Josek/AP
... dois e seria derrubada pelas colegas na comemoração do golaço por cobertura
VEJA AS FOTOS DA VITÓRIA
CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO F
LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL
ALEMANHA VENCE NO SUFOCO
CRISTIANE DECIDE MAIS QUE MARTA?
CRISTIANE: DE REBELDE A HEROÍNA
Depois de um empate sem gols com a Alemanha e um resultado apertado diante da Coréia do Norte (2 a 1), o Brasil conquistou sua primeira vitória com boa margem de gols graças a inspiração de Cristiane no setor ofensivo. A boa atuação da atacante também serviu para fechar questão entre a rusga que teria surgido entre ela e o técnico Jorge Barcellos após a substituição da jogadora no segundo tempo do confronto com as asiáticas.

Cristiane marcou logo após o Brasil sofrer o segundo gol nos Jogos em cobrança de pênalti de Nkwocha. No primeiro, ela aproveitou cruzamento da esquerda e escorou para o fundo da meta de Dede. Na seqüência, a atacante conseguiu a virada em um lance de categoria. A brasileira dominou de perna esquerda e, de costas para o gol, encobriu a goleira nigeriana com uma meia-bicicleta. Nos acréscimos da primeira etapa, Cristiane ainda marcou mais um.

A passagem invicta pela primeira fase também enche o time de moral. Desde o início do torneio, o grupo foi considerado o mais difícil dos Jogos Olímpicos de Pequim. A Nigéria foi a grande vítima do alto nível da chave e se despediu do torneio sem nenhuma vitória.

O Brasil volta a campo na próxima sexta-feira, às 7h (de Brasília), novamente em Pequim para encarar a Noruega. A partir de agora, os jogos são eliminatórios.

O jogo

A seleção brasileira começou o jogo desligada e por pouco não sofreu o primeiro gol logo aos 13min, após uma falha de Rosana que a goleira Bárbara tratou de corrigir com uma defesa à queima roupa. Na seqüência, entretanto, a camisa 12 nada pode fazer e, aos 19min, Nkwocha converteu pênalti cometido por Rosana.

O gol sofrido acordou o Brasil, que partiu em busca do empate apostando nas jogadas aéreas. Aos 33min, deu certo. Rosana se redimiu com bom cruzamento para o centro da área. Cristiane cabeceou e igualou o marcador.

Dois minutos depois veio a virada. Cristiane dominou de perna esquerda dentro da área, levantou a bola e, de costas para o gol, lançou por cima de Dede. Adiantada, a goleira praticamente não saltou para evitar o gol.

A virada desmotivou as africanas, que pouco subiram ao ataque depois de ficarem atrás no marcador. O Brasil então assumiu o controle do jogo e, aos 47min, Cristiane ampliou aproveitando cruzamento de Maycon.

No segundo tempo, a Nigéria esteve perto de descontar com três boas chances nos primeiros minutos. Mas foi novamente Cristiane que teve a melhor oportunidade, aos 19min. A atacante recebeu livre na entrada da área e chutou de perna esquerda, obrigando Dede a se esticar toda para realizar linda defesa.

Com boa vantagem, invencibilidade e classificação assegurada, a seleção brasileira tratou de administrar o resultado até o apito final.

Brasil
Bárbara; Simone, Érika, Tânia Maranhão, Renata Costa; Maycon, Rosana (Maurine), Daniela Alves (Francielle) e Ester; Marta e Cristiane
Técnico: Jorge Barcellos

Nigéria
Precious Dede, Efioanwan Ekpo, Rita Chikwelu, Unluma Gerome, Perpetua Nkwocha; Sarah Michel (Mbacho), Faith Ikidi, Onome Ebi, Ifeanyi Chiejini; Cythia Uwak (Eduviere), Christie George
Técnico: Joseph Ladipo

Data: 12/08/2008 (terça-feira)
Local: estádio dos Trabalhadores (China)
Arbitragem: Eun ah Hong (Coréia)
Auxiliares: Sarah Ho e Jacqueline Leleu (Austrália)
Cartões amarelos: Ekpo, Uwak (Nigéria)
Gols: Nkwocha, aos 19 min, e Cristiane, aos 33min, 35min e 47min do primeiro tempo.

*Atualizada às 10h40

Compartilhe: