UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 10h49

Suécia vence Canadá e ambos se classificam; chinesas dominam Grupo E

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção feminina de futebol da Suécia venceu o Canadá por 2 a 1 nesta terça-feira e garantiu a vaga nas quartas-de-final do torneio olímpico. Na próxima fase, as suecas enfrentam a Alemanha, segunda colocada do grupo do Brasil. Mesmo com a derrota, as canadenses também se classificaram e enfrentam os Estados Unidos na seqüência do torneio.

Pelo mesmo grupo, a China derrotou a Argentina por 2 a 0 e as donas da casa se classificaram em primeiro lugar. Nas quartas-de-final, vão jogar contra o Japão, que goleou a Noruega por 5 a 1 nesta terça e garantiu o posto de melhor terceiro colocado. A Argentina já estava desclassificada e volta para casa sem pontuar.

O Canadá, que entrou no Estádio dos Trabalhadores de Pequim com um ponto a mais que a Suécia, começou melhor e criava oportunidades nos chutes de fora da área.

Mas as suecas responderam logo em seguida, também com um chute de longe de Schelin e, em seguida, com uma cabeçada que passou rente ao travessão. A maior objetividade do ataque sueco se confirmou aos 19 minutos, com boa triangulação no ataque completada por Schelin, que invadiu a área e tocou na saída de Erin McLeod para abrir o placar.

Enquanto Schelin e companhia atormentavam a zaga canadense, a goleira sueca Hedvig Lindahl garantia a vantagem com boas defesas. A principal delas foi logo em seguida ao gol - Matheson ficou de frente para a meta sueca, mas chutou rasteiro para Lindahl defender com o pé.

O segundo tempo começou bem para a Suécia - logo aos oito minutos, Landstrom fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Schelin, que só precisou tocar para o gol, livre. A resposta canadense veio aos 18 minutos, com uma cabeçada de peixinho de Melissa Tancredi no fundo das redes.

As duas seleções criaram muitas oportunidades na seqüência do jogo, mas o resultado, bom para as duas equipes, se manteve até o final. No entanto, apesar da classificação, a seqüência do caminho não será nada fácil para nenhum dos lados. A Suécia tem pela frente as alemãs campeãs mundiais e o Canadá pega os Estados Unidos, ouro em Atenas-2004.

Em Qinhuangdao, o time da casa foi melhor durante todo o jogo contra uma fragilizada Argentina e não teve dificuldades para vencer. O primeiro gol chinês foi marcado por Duan Han, aos 8 minutos. No minuto final, Yasha Gu aumentou e garantiu o primeiro lugar no grupo, evitando o cruzamento com a Alemanha. As quartas-de-final do torneio olímpico de futebol feminino serão disputadas no dia 15 de agosto, sexta-feira, a partir das 7h.

Compartilhe: