UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 07h50

Alemanha vence no sufoco e se garante nas quartas do futebol feminino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Alemanha sofreu para vencer a Coréia do Norte na última rodada da primeira fase do Grupo F. A vitória apertada por 1 a 0, em Tianjing, garantiu as alemãs na próxima fase do futebol feminino nas Olimpíadas de Pequim-2008. A atual campeã mundial, segunda colocada no grupo do líder Brasil, encara agora a Suécia pelas quartas-de-final.

Michael Sohn/AP
Coreana Ae Kim foi o destaque do jogo, mas não evitou a derrota para a Alemanha
VEJA FOTOS DO JOGO EM TIANJING
BRASIL VENCE E AVANÇA EM PRIMEIRO
CONHEÇA MAIS SOBRE A ALEMANHA
Na última partida, a Alemanha sofreu para derrotar a Nigéria por 1 a 0 com gol da lateral Stegemann, eliminando as africanas da competição. Contra as nigerianas, as alemãs não conseguiram mostrar o futebol que as levaram ao título do mundial contra o Brasil, em 2007.

O gramado molhado dificultou a partida em Tianjing. Tanto coreanas quanto alemãs tinham dificuldade para conseguir ficar em pé, principalmente nas cobranças de falta. A Alemanha começou o jogo com muita dificuldade para trocar passes no meio de campo. Com uma equipe rápida e compacta, a Coréia adiantava a marcação e não dava espaços para Lingor armar as jogadas. Além de chegar com perigo pelas laterais, assim como no jogo contra o Brasil.

Aos dez minutos, a goleira alemã Angerer evitou o primeiro gol das coreanas em cobrança de falta da atacante Kim. Até os 15 minutos da primeira etapa, Prinz, eleita por duas vezes a melhor jogadora do mundo, não havia tocado na bola. Mas na primeira vez que conseguiu, arrancou pela esquerda e chutou forte, obrigando a goleira Hui Jon, a colocar para fora.

A jogada acordou as alemãs na partida, que chegaram dois minutos depois com Lingor e Smisek, que driblou duas adversárias, mas tocou por cima da meta coreana. Nos quinze minutos finais, a Coréia voltou a dominar e a desperdiçar chances com sua melhor jogadora, Ae Kim. Mas foi a Alemanha quem teve a melhor chance da primeira etapa. Aos 45 minutos, Lingor cobrou falta da direita e Laudher cabeceou no travessão.

A segunda etapa começou como a primeira, com a Coréia do Norte dominando as ações. Aos 8min, Kim cruzou e Suk Ri perdeu embaixo das traves das alemãs, que só voltaram a pressionar aos 25 minutos. Mittag, que entrou no lugar de Smisek, tocou e Garefrekes emendou de longe. A bola passou a centímetros do gol coreano.

A Coréia não se intimidou com a jogada e deu o troco no lance seguinte novamente com Kim. A jogadora invadiu a área e chutou, mas Angerer, bem colocada, pegou no centro do gol.

Apesar de continuar no ataque, buscando o gol que lhe daria a classificação à próxima fase da competição nas Olimpíadas, a Coréia do Norte foi castigada pelas más finalizações. Aos 41min, em uma arrancada de fora da área, Prinz passou por duas coreanas e chutou forte. Jon defendeu e, no rebote, Mittag fez o único gol do jogo.

Compartilhe: