UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 10h35

Estados Unidos goleiam e escapam do Brasil nas quartas-de-final

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Com uma goleada por 4 a 0 sobre a Nova Zelândia nesta terça-feira, a seleção feminina de futebol dos Estados Unidos escapou de um confronto com o Brasil pelas quartas-de-final dos Jogos Olímpicos de Pequim. As atuais campeãs encerraram a fase de classificação no primeiro lugar graças a derrota da Noruega para o Japão por 5 a 1 e, desta maneira, enfrentarão o Canadá.

O resultado sobre o fraco time de Oceania foi o primeiro placar convincente da equipe que lidera o ranking da Fifa. Antes, as norte-americanas haviam estreado nos Jogos com uma derrota por 2 a 0 para as norueguesas. Também bateram o Japão por apenas 1 a 0 em seguida.

Empenhadas em dar mostra de superioridade, as norte-americanas partiram para cima da seleção da Nova Zelândia e abriram o placar logo no primeiro minuto com Heather Reilly. Aos 43min, Amy Rodriguez ampliou.

Quando as duas equipes retornaram ao gramado, o time norte-americano já sabia que as líderes norueguesas apenas empatavam com o Japão após terem estado na frente. Decidiram então ir buscar a liderança da chave acreditando na vitória das Asiáticas.

Não deu outra. Os Estados Unidos mantiveram a pressão e conseguiram mais dois gols. Aos 11min, Lindsay Trapley fez o terceiro. Quatro minutos depois, Ângela Hucles fechou a conta. As norte-americanas ainda tiveram chance de aumentar, mas não foi preciso.

Em Xangai, após o empate no primeiro tempo, a Noruega não conseguiu conter o ímpeto das japonesas pela classificação entre as melhores terceiras colocadas. Logo aos 6min da etapa complementar Gunhild Folstad marcou contra. Um minuto depois, Shinobu Ohno ampliou a virada. Homare Sawa fez mais um aos 25min. O último saiu aos 38min, com Ayumi Hara.

A Noruega enfrenta agora o Brasil na próxima fase, na sexta-feira, às 7h. O Japão, com a goleada, se garantiu entre os melhores terceiros colocados e enfrentará a China, na mesma data, às 10h.

Compartilhe: