UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 00h49

Com quarteto, australiano Eamon Sullivan bate recorde mundial dos 100 m

Bruno Doro
Em Pequim (China)
O australiano Eamon Sullivan é agora o homem mais rápido do mundo nas duas provas mais velozes da natação. Na madrugada desta segunda-feira (manhã em Pequim), ele abriu o revezamento 4x100 livre da Austrália na final da prova e fechou os 100 m em 47s24. Ele já era recordista dos 50 m livre, com 21s28.

O rendimento do time australiano, porém, não acompanhou o de sua maior estrela. Depois de Sullivan fazer a primeira passagem em primeiro, Andrew Lautertein caiu para terceiro, mesma posição que o time fechou a prova. Os EUA foram os campeões, batendo o recorde mundial, com a França em segundo lugar (leia mais aqui).

A marca do australiano foi considerada, pois ele abriu o revezamento e esta é a única condição em que um tempo de prova individual pode ser validada em revezamento. Os outros três nadadores não têm suas marcas aceitas para efeito de recorde.

Com os 47s24, Sullivan fez o então recordista da distância, o francês Alain Bernard, sofrer seu segundo revés nesta madrugada de segunda-feira (horário de Brasília). Fechando o 4 x 100 m livre na equipe da França, Bernard não suportou a pressão norte-americana e, mesmo largando à frente, perdeu a medalha de ouro para os EUA de Jason Lezak, que bateu em primeiro lugar. Lezak entrou na piscina 18 centésimos atrás do francês e bateu 8 centésimos à frente.

Michael Phelps, por sua vez, se tornou o terceiro homem mais rápido da história dos 100 m. Ele abriu o revezamento norte-americano, condição que permite assim a validação do tempo para efeito de recorde, e cravou 47s51, apenas um centésimo abaixo do antigo recorde de Bernard.

Tal panorama deixa a disputa do 100 m livre mais complicada para o brasileiro César Cielo, que na eliminatória do revezamento 4 x 100 disputada no domingo pela manhã (horário de Brasília) nadou pela primeira vez na casa dos 47s (47s91 - novo recorde sul-americano).

Apesar disso, após sair da piscina na eliminatória do 4 x 100 m livre, Cielo demonstrou otimismo ao falar para a televisão brasileira. "Não vejo porque não (poderia brigar pelo ouro). Vou nadar para isso", afirmou o paulista.

Compartilhe: