UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 00h32

EUA acabam com supersônicos franceses, e Phelps chega ao 2º ouro

Bruno Doro
Em Pequim (China) *
O sonho de Michael Phelps de se tornar o maior medalhista de ouro em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos continua vivo. Na madrugada desta segunda-feira (no Brasil), no Cubo D'Água de Pequim, o revezamento 4x100 m livre dos Estados Unidos foi campeão olímpico com 3min08s24.

PROVA HISTÓRICA EM PEQUIM
Flávio Florido/UOL
Phelps ajeita o maiô antes de entrar na piscina; ele abriu o revezamento dos EUA
REUTERS/David Gray
Com virada histórica, os norte-americanos venceram os franceses e levaram o ouro
REUTERS/David Gray
Phelps consola o francês Alain Bernard na borda da piscina, após segundo ouro
PHELPS CONQUISTARÁ OITO OUROS?
VEJA FOTOS DAS DISPUTAS
PÁGINA DA MODALIDADE
GABRIELLA SILVA TERMINA EM 7º
PERFIL DE GABRIELLA SILVA
PLACAR AO VIVO DE PEQUIM
O tempo é o novo recorde mundial da prova. O antigo era do próprio time norte-americano, que tinha quebrado a marca nas eliminatórias com 3min12s23. A equipe da França ficou na segunda colocação, com 3min08s32, seguida pela Austrália, com 3min09s91.

Minutos depois da semifinal dos 200 m livre, na qual se classificou para a final e lutará pelo terceiro ouro em Pequim, Michael Phelps abriu o revezamento 4 x 100 e entregou em segundo, atrás de Eamon Sullivan. Atual recordista mundial dos 50 m livre, ele fechou sua participação na prova em 47s24, tornando-se também o homem mais rápido dos 100 m.

A medalha de ouro foi sofrida para Phelps. Os EUA passaram em segundo lugar na primeira e na terceira parciais, e o título só veio quando Jason Lezak caiu na água, tirou a diferença de 19 centésimos para os franceses, bateu o ex-recordista mundial da distância Alain Bernard e terminou oito centésimos à frente dos rivais.

"Foi inacreditável. Jason fechou a prova melhor do que poderíamos sonhar", comemorou Phelps. "Nos últimos 50 metros, eu sabia que a seria uma disputa muito apertada. Mas Jason é muito rápido no fim da prova. Quando vencemos, todos puderam ver que fiquei muito emocionado."

Phelps preferiu a diplomacia ao falar sobre a soberania mantida pelos Estados Unidos, apesar da ameaça francesa. "Nós deixamos nossa natação falar por nós. Não reagimos às provocações. Só usamos para ficar ainda mais animados."

O detalhe é que durante boa parte do revezamento, sete dos oito finalistas nadaram abaixo da linha do recorde mundial. No final, apenas Canadá, África do Sul e Grã-Bretanha obtiveram tempo acima da antiga marca dos Estados Unidos.

Inscrito em mais seis provas, Phelps luta para chegar a oito medalhas de ouro. Até hoje, o recordista em títulos olímpicos na mesma edição é Mark Spitz, em Munique, em 1972, com sete. Em Atenas-2004, Phelps saiu com seis primeiros lugares.

No segundo dia de finais da natação em Pequim-2008, nem mesmo o quarteto supersônico da França parou o fenômeno norte-americano. A equipe européia entrou na final com três atletas que estão entre os 10 mais rápidos da história dos 100 m livre: Alain Bernard, Amaury Leveaux e Fabien Gilot. Além disso, o quarto membro do time Frederick Bousquet é quinto homem mais rápido da história dos 50 m livre.

Ainda atônitos com o resultado desfavorável, os franceses procuraram desculpas para justificar a vitória dos norte-americanos. "A experiência prevaleceu sobre o talento", disse Bousquet após a derrota para o time formado por Michael Phelps, Garrett Weber-Gale, Cullen Jones e Jason Lezak.

O Brasil disputou as eliminatórias do 4 x 100 m, mas o quarteto, formado por César Cielo, Rodrigo Castro, Fernando Silva e Nicolas Oliveira foi desclassificado por uma falha de Nicolas. Último a cair na água, ele saltou antes da batida de seu colega. O tempo brasileiro, 3min15s90, que seria novo recorde sul-americano, não foi validado.

* Atualizada às 3h44, com agências internacionais

Compartilhe: