UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 10h12

EUA batem recorde mundial no 4 x 100 m sem Phelps; Brasil é desclassificado

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Mesmo sem Michael Phelps, o time dos Estados Unidos bateu mais um recorde mundial neste domingo no Cubo D'Água, sede das provas de natação das Olimpíadas de Pequim. A marca batida foi no revezamento 4x100 m livre, em que os norte-americanos nadaram em 3min12s23.

O antigo recorde mundial era também dos EUA, com 3min12s46 nadados por Michael Phelps, Neil Walker, Cullen Jones e Jason Lesak, de 2006. Com Phelps poupado após nadar as eliminatórias dos 200 m livre, Jones foi o único remanescente dos ex-recordistas. O novo time foi formado por Nathan Adrien, Jones, Ben Wildman-Tobriner e Matt Grevers.

Já os brasileiros até conseguiram nadar abaixo do recorde sul-americano (3min15s90), nadando na casa dos 3min14s, mas foram desclassificados. Nicolas Oliveira, que fechou o revezamento, pulou quatro décimos de segundo antes do permitido. Além dele, entraram na piscina César Cielo, Fernando Silva e Rodrigo Castro.

"Foi uma pena. Não fizemos um tempo para pegar a final, mas foi muito bom. A gente está nadando muito bem e sabe que nas próximas Olimpíadas teremos a chance de voltar a colocar o Brasil entre os três mais rápidos de novo", disse César Cielo, que em sua parcial quebrou o recorde sul-americano com 47s91.

"O tempo de 3min14 é bem rápido. Conseguimos colocar o revezamento em uma posição excelente, mesmo com nadadores muito novos. Em 2012, eu vou estar com 25 anos, o Nilo (Nicolas Santos) com 25, o Fernando (Silva) com 26. E vamos só ter de achar mais um componente", disse Cielo. Rodrigo Castro, o quarto membro do time, tem hoje 29 anos.

Além dos norte-americanos, os franceses e os australianos também nadaram abaixo do antigo recorde mundial. Os franceses, com 3min12s36, e os australianos, com 3min12s41, ficaram com a segunda e terceira colocação, respectivamente.

Para aumentar o clima de disputa para a grande final, os franceses e os australianos também nadaram desfalcados de seus principais destaques: Eamon Sullivan, australiano recordista mundial dos 50 m livre, e Alain Bernard, francês detentor do recorde mundial dos 100 m livre, foram poupados.

Compartilhe: