UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/08/2008 - 14h01

Lição do Sub-20 pauta Brasil contra a Coréia do Norte no futebol

Bruno Freitas
Em Shenyang (China)
Depois do empate sem gols contra a Alemanha na estréia do torneio feminino das Olimpíadas, a seleção brasileira volta a campo neste sábado para enfrentar a Coréia do Norte, em jogo decisivo do grupo F, que será pautado pela experiência recente em duelo contra as asiáticas no Mundial Sub-20 de 2006.

Martin Mejia/AP
Marta não esteve na derrota do Brasil para a Coréia do Norte; camisa 10 é esperança
DANIELA ALVES JOGA PARA O TIME
DUNGA REBATE TEMOR DE GIGANTES
FOTOS DA CERIMÔNIA DE ABERTURA
Seis brasileiras que estão reunidas no grupo do técnico Jorge Barcellos nos Jogos de Pequim estiveram presentes na derrota por 1 a 0 para as norte-coreanas na semifinal do Mundial Sub-20 da Rússia há dois anos: a titular Renata Costa e as reservas Bárbara, Francielle, Fabiana, Erika e Maurine.

Da experiência, o grupo de jovens da seleção traz a receita para evitar novo insucesso no choque contra a Coréia do Norte, que disputa as Olimpíadas com a base do time que se sagrou campeão mundial Sub-20.

"Elas são mais baixas que as alemãs, mas têm uma correria melhor. Temos que tomar cuidado principalmente com as jogadas de bola parada. Foi assim que elas nos venceram no Mundial, com um gol bem no fim. Não porque são altas, mas porque usam a velocidade", recorda a zagueira Erika, reserva do time olímpico do Brasil.

"Temos que evitar que elas dominem a posse de bola, porque elas são muito rápidas", comenta a meio-campo Daniela Alves, que não esteve no Mundial Sub-20 passado, mas disse estar bem informada sobre as próximas rivais. "Assistimos ao DVD do jogo delas contra a Nigéria, na primeira rodada", conta.

Na véspera do jogo contra as norte-coreanas, o técnico Jorge Barcellos fechou parte do treinamento na cidade de Shenyang. Para o jogo, a estrela Marta diz que levará a cobrança pessoal por um gol, que não saiu contra as alemãs na estréia.

"Tive duas chances no primeiro jogo e não consegui marcar. No último lance, perdi o tempo de bola e a goleira conseguiu fechar o ângulo. Espero que isso não aconteça no próximo jogo", disse a camisa 10.

A Coréia do Norte lidera o grupo F do torneio feminino com três pontos, dois a mais em relação a Brasil e Alemanha. A Nigéria aparece ainda sem pontuar.

Na disputa feminina das Olimpíadas, as duas melhores equipes de cada chave avançam às quartas-de-final, mais duas seleções de melhor campanha entre as terceiras colocadas dos três grupos existentes.


Data: 09/08/2008 (sábado)
Horário: 8h45 (horário de Brasília)
Local: estádio Olímpico de Shenyang (China)

Brasil
Andréia Suntaque; Simone, Andréia Rosa, Tânia Maranhão, Renata Costa; Maycon, Rosana, Formiga, Daniela Alves; Marta e Cristiane
Técnico: Jorge Barcellos


Coréia do Norte
Myong Hui; Kyong Hwa, Jong Ran, Kyong Sun, Hye Ok; Jong Sun, Son Hui, Yong Ae, Kum Suk; Um Suk e Um Gyong
Técnico: Kwang Min Kim

Compartilhe: