UOL Olimpíadas 2008 Notícias

06/08/2008 - 11h48

Ana Paula pode se tornar primeira medalhista brasileira em esportes diferentes

Lello Lopes
Em Pequim (China)
A inclusão de Ana Paula às pressas na delegação brasileira que vai disputar os Jogos de Pequim pode fazer com que a jogadora entre definitivamente na história olímpica do país. Caso ganhe uma medalha na China, Ana Paula vai ser a primeira atleta brasileira a obter o feito em duas modalidades diferentes.

Ormuzd Alvez/Folha Imagem
Ana Paula tenta tirar Ana Moser de briga com cubanas na semifinal de Atlanta-1996
AP/Dave Martin
Em Atenas-2004, Ana comemora com a parceira Sandra Pires a vitória na estréia
JULIANA É CORTADA
DESENTROSAMENTO POSITIVO
PERFIL DE LARISSA
MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
CALENDÁRIO DO VÔLEI DE PRAIA
Ana Paula já disputou as Olimpíadas em três oportunidades. Com a seleção de vôlei de quadra, ficou em quarto lugar nos Jogos de Barcelona-1992 e ganhou o bronze em Atlanta-1996. Na praia, ao lado de Sandra Pires, foi eliminada nas quartas-de-final das Olimpíadas de Atenas-2004.

Musa da seleção de quadra nos anos 90, comandada então por Bernardinho, Ana Paula ganhou três títulos do Grand Prix. A atleta decidiu ir para a praia em 1999. O auge na areia aconteceu em 2003, quando conquistou o título do Circuito Mundial ao lado de Sandra Pires.

A troca constante de parcerias, entretanto, atrapalhou o desenvolvimento de Ana Paula. No Circuito Mundial ela atuou com nove jogadoras diferentes. A última tentativa foi ao lado de Shelda, que ficou sem parceira após a aposentadoria de Adriana Behar no final do ano passado.

A dupla obteve resultados expressivos. Em 13 etapas do Circuito Mundial, conquistou três títulos, um vice e um terceiro lugar.

Mesmo assim, não conseguiu somar pontos suficientes no ranking para ficar com a vaga olímpica, perdendo a disputa para Juliana/Larissa e Renata/Talita.

Compartilhe: