UOL Olimpíadas 2008 Notícias

06/08/2008 - 10h10

Juliana está fora das Olimpíadas; Ana Paula jogará com Larissa

Lello Lopes
Em Pequim (China)
Paula Almeida
Em São Paulo*
A jogadora de vôlei de praia Juliana está oficialmente cortada da delegação brasileira dos Jogos Olímpicos de Pequim. O chefe de equipe da modalidade, Marco Túlio, e o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Ary Graça, reuniram-se para definir a saída da atleta. Com isso, Ana Paula, reserva imediata inscrita pela CBV, vai disputar a Olimpíada ao lado de Larissa.

A decisão foi tomada após um encontro entre Juliana e dirigentes das duas entidades na noite de terça-feira em Pequim. "A Juliana não acha justo com a Larissa arriscar uma medalha de ouro olímpica voltando a sentir a dor no joelho. Ela disse também que não se sente segura, e chorou muito", explicou Ary Graça.

Segundo a assessoria de imprensa de Ana Paula, a jogadora soube da convocação pela manhã, quando recebeu em casa a visita de dirigentes da CBV.

A atleta já tinha tirado a Olimpíada da cabeça. Ana Paula tinha, inclusive, passagem marcada para Los Angeles, onde tiraria férias. Agora, a jogadora vai às pressas a Pequim. Ela embarca para a China nesta quarta-feira, às 16h20, no Rio de Janeiro. O vôo fará uma escala em Paris, e a chegada em Pequim está prevista para a manhã de sexta.

A estréia na Olimpíada será no próximo sábado, às 9h00 (de Brasília), contra a dupla da Geórgia, que na verdade é formada por duas brasileiras naturalizadas: Cris e Andrezza.

Essa é a segunda vez que, por causa de lesão, Larissa tem que competir em um evento importante sem Juliana. O mesmo fato aconteceu no Pan de Santo Domingo, em 2003. Na ocasião, Larissa jogou com a veterana Ana Richa e ficou com a medalha de bronze.

A lesão
Juliana se machucou no mês passado, no Grand Slam de Paris do Circuito Mundial. A jogadora rompeu o ligamento do joelho direito e precisava ser operada, com um tempo de recuperação previsto de quatro meses. Mas decidiu tentar ir às Olimpíadas apenas com fisioterapia.

Mesmo sem estar 100% recuperada, Juliana voltou a jogar no Circuito Mundial na semana passada, durante o Grand Slam de Klagenfurt, na Áustria. Em uma das partidas, a atleta chegou a receber atendimento médico. Depois, ela e Larissa optaram por desistir das quartas-de-final do torneio, alegando que iriam se poupar para as Olimpíadas.

Entretanto, em Pequim, Juliana descobriu que não tinha condições de disputar os Jogos ao lado da parceira. Na China, as atletas faltaram ao treino marcado para terça-feira e decidiram fechar a movimentação que estava marcada para esta quarta.

Juliana e Larissa eram favoritas ao pódio. Atual tricampeã do Circuito Mundial, a dupla mostrou nos últimos anos que tinha chance até de brigar pelo ouro ao vencerem em algumas etapas as atuais campeãs olímpicas Walsh e May, dos Estados Unidos.

Juntas, Juliana e Larissa disputaram 59 etapas do Circuito Mundial, e foram ao pódio em 45 delas, com 21 títulos, 14 vices e 10 terceiros lugares.

*atualizada às 11h31

Compartilhe: