UOL Olimpíadas 2008 Notícias

05/08/2008 - 06h23

Dunga e Ronaldinho vêem ultimato por ouro em 2ª chance olímpica

Bruno Freitas
Em Shenyang (China)
O peso da pressão a respeito da única conquista que resta ao futebol brasileiro é maior para os que experimentam o desafio olímpico pela segunda vez na carreira. Essa é a opinião da dupla Dunga e Ronaldinho Gaúcho, que estão à frente da missão nacional nos Jogos de Pequim, trazendo na bagagem emocional a frustração de incursões anteriores.

AFP
Ronaldinho terá a sua segunda chance para tentar o tão aguardado ouro olímpico
LÉO, DO GRÊMIO ESPERA PARA VIAJAR
SÃO-PAULINOS SE REENCONTRAM
Como jogador, Dunga integrou a equipe dos Jogos de Los Angeles, em 1984, quando o Brasil conquistou a primeira medalha olímpica de sua história na modalidade. Com uma prata em casa, o atual técnico da seleção vê algo que se parece com uma obrigação histórica de triunfo na China.

"Poucos brasileiros têm a possibilidade de estar na seleção, jogar uma Copa e participar das Olimpíadas. Somos em 180 milhões. Eu e o Ronaldinho estamos tendo essa oportunidade de novo. Em 1984, ficamos com a prata. Agora não podemos deixar essa medalha escapar de jeito nenhum", comentou o treinador antes do treino desta terça em Shenyang.

Ronaldinho, por sua vez, foi uma das estrelas do time de 2000, em Sydney, na última participação da seleção em Olimpíadas. Na Austrália, a equipe então dirigida por Vanderlei Luxemburgo fracassou nas quartas-de-final diante de Camarões e parou antes do pódio.

Mais velho do grupo que disputa dos Jogos de Pequim, com 28 anos, também tem a história como motivação prioritária na busca pelo ouro.

"O que mais me motiva é o fato de poder entrar a história do futebol brasileiro, com a primeira medalha de ouro. Poucos atletas participaram de duas Olimpíadas, tiveram uma segunda chance. Espero poder ajudar o Brasil a conquistar essa medalha", afirmou o meia do Milan.

A seleção brasileira começa a jornada olímpica na quinta-feira, um dia antes da abertura oficial dos Jogos de Pequim. A equipe de Dunga e Ronaldinho encara na estréia a Bélgica, às 6h (horário de Brasília), na cidade de Shenyang.

Compartilhe: