UOL Olimpíadas 2008 Notícias

03/08/2008 - 09h19

Longe de Pequim, futebol do país não se entrosa com 'espírito olímpico'

Bruno Freitas
Em Shenyang (China)
O futebol em Olimpíadas é costumeiramente disputado em sedes distantes da cidade que recebe os Jogos. Nos Jogos de Pequim esse cenário não vai ser diferente, pelo menos na parte inicial de competição. Talvez esse detalhe sirva para explicar o distanciamento dos jogadores da seleção masculina da expectativa sobre grandes atrações no evento.

A equipe de Dunga realiza seus primeiros dois jogos nas Olimpíadas na cidade de Shenyang, a mais de 600 km de Pequim, onde o 'quente' dos Jogos estará sendo vivenciado.

A distância com o resto da disputa torna o interesse dos jogadores da seleção pelo resto do evento aparentemente apenas ameno.

"Confesso que gosto mais do futebol feminino, não acompanho muito os outros esportes. Talvez a natação, mas algo mais em segundo plano", disse o zagueiro Thiago Silva, provável titular da seleção no jogo de estréia, quinta-feira, contra a Bélgica (6h de Brasília).

"Não sou muito de acompanhar. Vejo mais os jogos da seleção feminina, mas até gosto da ginástica de solo", comentou o volante Hernanes, outro titular de Dunga, descrevendo de forma genérica seu interesse pelos Jogos.

Em Shenyang, a seleção está abrigada no Marvelot Hotel, que serve como uma espécie de Vila Olímpica, com hospedagem de outras delegações de futebol (inclusive a equipe feminina do Brasil) e sem qualquer tipo de acesso para mídia e fãs.

Na cidade, o time ainda precisa dividir a programação de treinos nos campos destinados pela organização às práticas com outras delegações. Neste domingo, o trabalho do Brasil foi sucedido pela presença da equipe feminina alemã, atual campeã do mundo. No entanto, nenhum sinal de interação aconteceu.

"Sei que elas (alemãs) são fortes e têm um apoio grande dentro do país, mas não conheço muito", afirmou Diego, um dos jogadores mais badalados do futebol alemão nas últimas duas temporadas.

Acostumada com hotéis suntuosos em seus giros pelo mundo, a seleção masculina irá a Pequim, caso chegue às finais. Na capital, tem programada a presença na Vila Olímpica, em razão de corte de orçamento e preocupação com excesso de badalação.

No núcleo dos Jogos, o futebol brasileiro poderá ter a oportunidade de sentir mais nitidamente a força de outras estrelas internacionais, quem sabe experimentar o tal 'espírito olímpico' e ver que nem só de Ronaldinhos vive o esporte mundial.

Compartilhe: