UOL Olimpíadas 2008 Notícias

01/08/2008 - 14h55

Jadel Gregório pula Macau e vai para Pequim com dois técnicos

Bruno Doro
Em Macau (China)
Principal esperança de medalha do atletismo masculino brasileiro, o saltador Jadel Gregório não viajou para Macau, onde o restante do time está fazendo sua aclimatação para as Olimpíadas. Ele resolveu ir mais cedo para Pequim, onde terá o auxílio de dois treinadores: o inglês Peter Stanley e o brasileiro Pedro de Toledo.

Caio Guatelli/FI
Jadel surante treino em São Paulo. Para Pequim, ele terá ajuda de dois treinadores
MURER FALA EM QUEBRA DE RECORDE
BRASILEIRA ACREDITA EM PÓDIO
ATLETAS JÁ VÃO PARA A PISTA
"Jadel afirmou para a Confederação que seu técnico era Peter Stanley e que estava sendo auxiliado, quando treinava em São Paulo, por Pedro de Toledo. Ele fez o pedido para levar Pedro também diretamente para Pequim e a CBAt atendeu. Pedro não estará com ele durante a competição, mas poderá fazer todo o processo de aclimatação", disse o chefe da delegação do país, Martinho Nobre.

O dirigente confirmou também que a Confederação está bancando a viagem de Toledo. Em Pequim, o calendário de treinos do brasileiro ainda não está definido. Segundo Nobre, a CBAt não tem confirmação se Jadel poderá treinar com Stanley, que está envolvido com a delegação da Grã Bretanha.

Um inglês, inclusive, deve ser um dos rivais de Jadel pela medalha: Phillips Idowu é dono da melhor marca do salto triplo no ano (17,58 m). Em 2008, a melhor marca de Jadel Gregório não está entre as melhores. Com 17,28 m, Jadel está no mesmo patamar do outro brasileiro na prova, Jefferson Sabino, que já está em Macau para o período de aclimatação.

No ano passado, porém, o saltador quebrou o recorde de João do Pulo, que já durava mais de 30 anos. Com os 17,90 alcançados no GP Brasil de Belém, no Pará, Jadel bateu os 17,89 m de João do Pulo no Pan de 1975.

Um dos treinadores de Jadel atualmente, inclusive, fez parte do recorde de 75: Pedro Toledo foi técnico de João do Pulo. Stanley é outra lenda da prova. Ele foi o responsável por transformar Jonathan Edwards no maior nome da história do salto triplo. O inglês ainda hoje é recordista mundial, com 18,29 m, marca de 1995.

Compartilhe: