UOL Olimpíadas 2008 Notícias

31/07/2008 - 15h49

Argentina bate Sérvia e avança à final de torneio de basquete na China

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A atual campeã olímpica de basquete, Argentina, conquistou a vaga à final do torneio Diamond Ball, que está sendo disputado em Nankin (China) e serve como preparação aos Jogos de Pequim. Com uma vitória nesta quinta-feira sobre a Sérvia por 75 a 60, os argentinos enfrentam agora a Austrália, que passou nesta manhã pela Angola por 81 a 78 com uma cesta de três pontos no último segundo.

Apesar de uma diferença de 15 pontos no placar ao final do jogo, a vitória Argentina não foi fácil. No primeiro tempo, inclusive, terminou apenas um ponto à frente dos sérvios (35 a 34), após estar perdendo durante boa parte do segundo período.

"Durante o intervalo, os companheiros e o técnico disseram que deveríamos jogar melhorar apenas na defesa. Foi isso o que fizemos", disse o veterano argentino Fabricio Oberto.

Na volta para a segunda etapa, a Argentina marcou a Sérvia mais de perto e apertou o ritmo também no ataque, com tiros certeiros do líder da equipe, Manu Ginóbili e das infiltrações do ala Andrés Nocioni. A Sérvia não conseguiu repetir o bom desempenho do primeiro tempo e não teve forças para reagir.

Oberto foi um dos destaques da partida, com 13 pontos e cinco rebotes, ao lado de seu companheiro de San Antonio Spurs, na NBA, Ginóbili, que anotou 18 pontos ante os sérvios. Além dos dois, Andrés Nocioni, que também atua na liga norte-americana, nos Chicago Bulls, foi destaque da partida com 15 tentos. Pela Sérvia, Branko Cvetkovic foi o cestinha com 13 pontos.

"Tentei ajudar minha equipe utilizando os doze jogadores que tinha à disposição. Mas isso é difícil contra a Argentina que tem jogadores que atuam juntos há quase oito anos", revelou o treinador sérvio Dusan Ivkovic, ao final do embate. O técnico, mesmo derrotado, aprovou o desempenho dos jogadores. "Chegamos a controlar o jogo no primeiro quarto, mas estamos jogando juntos a apenas duas semanas", completou.

Argentina e Austrália, que decidem o título do torneio nesta sexta-feira, estão no mesmo grupo nas Olimpíadas, ao lado de Rússia, Lituânia, Croácia e Iran. Os argentinos estréiam contra a Lituânia no dia 10 de agosto, às 5h45 (horário de Brasília). Já os australianos iniciam o torneio olímpico contra a Croácia, às 9h do mesmo dia.


Compartilhe: