UOL Olimpíadas 2008 Notícias

31/07/2008 - 10h56

EUA vencem Turquia e testam formações mais baixas para Pequim

Bruno Doro
Em Macau (CHN)
A seleção norte-americana masculina de basquete venceu nesta quinta-feira a Turquia por 114 a 82, em Macau. A partida foi a primeira dos EUA na China, na preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim, que começam no dia 8 de agosto.

Na partida, o técnico Mike Krzyzewski usou uma série de formações mais baixas, testando prováveis combinações para enfrentar diferentes rivais olímpicos. Os EUA estréiam na primeira fase contra a China, no dia 10, e ainda enfrentam Angola, Espanha, Alemanha e Grécia antes das eliminatórias.

A equipe entrou em quadra com Jason Kidd, Kobe Bryant, LeBron James, Carmelo Anthony e Dwight Howard. O time deve ser o titular em Pequim, mas Krzyzewski logo começou a testar. Chegou a jogar com Chris Paul, de 1,84 m, Deron Williams, de 1,91 m, e Dwyane Wade, de 1,94m, seus três jogadores mais baixos, ao mesmo tempo.

Coincidentemente, foi justamente nesse período que a Turquia pareceu mais perigosa. Com armadores mais altos, como os titulares Senk Akyol, de 1,97 m, e Karem Tunceri, de 1,94, além do ala Erlan Ilyasova, de 2,08, acabaram levando o time à vantagem de 27 a 24.

No segundo período, foi a vez de jogar com um garrafão menor. Sem usar Howard ou seu reserva imediato Chris Bosh, Krzyzewski usou Carlos Boozer, ala-pivô do Utah Jazz, no meio do garrafão, com Bryant e James nas duas alas. As formações mais baixas, porém, sobreviveram. O primeiro tempo acabou com 54 a 37 para os norte-americanos, que ainda dominaram o garrafão, com 15 rebotes contra 11 dos europeus.

Com a vantagem no placar, os testes ficaram ainda mais ousados no segundo tempo. No final do terceiro quarto, por exemplo, Krzyzewski mandou para a quadra um time sem nenhum pivô. Jogaram Paul, Wade e Kobe, com Carmelo e James dividindo o garrafão. O placar, porém, continuou aumentando e os EUA chegaram ao último quarto com 28 pontos de vantagem. No último quarto, o placar continuou aumentando até fechar em 114 a 82.

Compartilhe: