UOL Olimpíadas 2008 Notícias

31/07/2008 - 07h00

Boxeadores brincam com visual para atrair ouro em Pequim

Marco Britto
De Guarulhos (SP)
A delegação de boxe, que agrega um forte sotaque soteropolitano à disputa olímpica na China, já reluz o brilho dourado em seus integrantes antes mesmo de chegar à sede dos Jogos. Além dos cabelos amarelos, os boxeadores apostaram nos adereços dourados para marcar presença nas Olimpíadas.

Os sorrisos dos atletas Robson Conceição e Everton Lopes, naturais de Salvador (BA), trazem nos dentes o desejo implícito de todo atleta que embarcou rumo ao Oriente nesta quarta: o ouro.

Durante a última estada em Cuba, no mês de julho, para treinos com a equipe nacional de boxe do país, os brasileiros fizeram compras numa joalheira. Porém as jóias são um tanto incomuns: cravados aos caninos e pré-molares, placas de ouro marcam a irreverência dos atletas.

Com toda a ginga da Bahia, Robson, peso-pena, brinca ao falar dos adversários. "Aqueles alemães vão tentar acertar o meu enfeite, mas não vão conseguir, não." O adereço, que é fixado aos dentes com cola especial, só pode ser retirado no consultório odontológico. Durante as competições, o tradicional protetor plástico vai impedir o atrito do metal com a gengiva do boxeador.

Para os cabelos, já destacados em amarelo, a primeira idéia para o visual era ainda mais ousada. Robson e Everton, que compete na categoria leve, iriam a Pequim com a bandeira nacional pintada na cabeça. "Faltou o verde. Aí se pintasse, ficariam as cores de outro país. Então deixei só amarelo", contou Robson.

Myke, paraense, meio-médio ligeiro, é outro "loiro" da delegação de boxe. Inicialmente o atleta pintaria os cabelos de vermelho, mas aderiu à moda dos colegas. "A gente quis mudar o visual um pouco, fui pela sétima vez a Cuba e sempre via muita gente com dente de ouro. Achei interessante, e o preço de lá ajuda", contou.

A jóia dos boxeadores já foi posta à prova durante os treinos. Enfrentando um atleta da delegação olímpica de Gana, que também fazia preparação em Cuba, Robson venceu por 5-0 e melhor que isso, manteve seu sorriso intacto.

Compartilhe: