UOL Olimpíadas 2008 Notícias

30/07/2008 - 21h43

Mesmo lesionado, Washington Silva busca medalha em Pequim

Maurício Dehò
Em Guarulhos (SP)
Uma ruptura no ligamento cruzado não foi o bastante para evitar que o brasileiro Washington Silva viajasse rumo aos Jogos Olímpicos de Pequim, que tem início na próxima semana. Mesmo sem estar totalmente recuperado da lesão, que tirou o pugilista das últimas fases de treinamento, o paulista embarcou rumo aos seus segundos Jogos.

Divulgação
Washington Silva sofre com uma ruptura no ligamento cruzado do joelho, mas lutará
VEJA O PERFIL DO PUGILISTA
"Uma ruptura de ligamento sempre tem de ser tratada com cirurgia, então, quando eu voltar da China, terei de ser operado", disse o brasileiro, antes da viagem da delegação de boxe nesta quarta-feira. "Mas eu não joguei meu sonho fora, quero buscar o pódio".

Acompanhando o coro dos outros cinco pugilistas que representarão o Brasil nas Olimpíadas, o discurso de Washington foi otimista. Os brasileiros não querem apenas participar dos Jogos, mas querem entrar na briga por medalhas. "Na medida do possível, estou me sentindo bem e treinando forte, com ligamento rompido ou não, vou em busca disso aí".

Washington comemora o fato de a perna não estar mais inflamada devido à lesão, mas tem de ficar apenas na torcida para que as dores não piorem. "Tenho de por em prática o que fiz e esperar que a perna continue bem, sem voltar a sentir dores", completou ele.

Com o problema no joelho, Washington vive situação semelhante à de Atenas em 2004. Às vésperas da viagem para Atenas, o meio-pesado teve uma fratura na mão e lutou contundido na Grécia. O resultadoi foi a eliminação logo na estréia para Ali Ismeyilov, do Azerbaijão, resultado que até hoje atormenta o pugilista.

Primeiro classificado do país na modalidade, após o primeiro Pré-Olímpico, disputado em Trinidad e Tobago, em março, Washington conta com a experiência para tentar sua primeira vitória em Olimpíadas. Após a derrota na primeira rodada em Atenas, ele passou por dois Mundiais e de um Pan-Americano, no Rio de Janeiro, mas sem grandes resultados.

Por outro lado, o baiano Robenílson Vieira está totalmente recuperado de uma lesão no tímpano. Ele se contundiu devido a um golpe na região do ouvido e chegou a ficar fora dos treinamentos do time em Cuba, mas não terá problemas para a disputa em Pequim.

Compartilhe: