UOL Olimpíadas 2008 Notícias

29/07/2008 - 07h17

Aliado para Olimpíadas, forte trabalho físico foi apontado como vilão

Roberta Nomura
No Rio de Janeiro
O forte trabalho físico realizado nas últimas semanas visa a evolução para os Jogos Olímpicos de Pequim. Mas para fins imediatos, o excessivo esforço foi apontado por alguns jogadores da seleção brasileira como vilão na derrota histórica na Liga Mundial de vôlei.

Silvio Ávila/CBV
Giba e Escadinha após derrota para a Rússia. Trabalho físico foi o vilão da vez.
VEJA PÁGINA DO VÔLEI
SEM FAVORITISMO, MAS PELO OURO
ITÁLIA E BULGÁRIA FAVORITAS?
Após o revés na semifinal para os Estados Unidos, que ficaram com o título pela primeira vez na história, o Brasil caiu diante da Rússia e ficou fora do pódio de uma competição pela primeira vez desde que o técnico Bernardinho assumiu o comando da equipe, em 2001.

Uma das explicações encontradas para o fracasso em pleno Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, foi o forte trabalho físico realizado pelos atletas nas últimas semanas. "Puxamos muito peso. Eu senti o time travado nos jogos", afirmou o ponta Dante.

Mesmo após obter o pior resultado na era Bernardinho, o goiano se mostrou confiante no trabalho desenvolvido e apostou até na final olímpica. "A disputa do terceiro lugar na Liga [Brasil x Rússia] vai ser a decisão do ouro em Pequim."

A previsão de Dante não foi feita no escuro. Destaque brasileiro em quase todos os fundamentos na Liga Mundial, o ponta contou que conversou com o preparador físico da Rússia, que tem realizado trabalho semelhante ao do Brasil.

"Eles estão buscando o ápice físico também. Tanto que no primeiro jogo contra a gente eles estavam muito duros e sem movimentação. Mas aquele jogo não é o deles, porque a Rússia tem um potencial imenso para ganhar a medalha", opinou.

Integrante do Grupo B ao lado de Sérvia, Polônia, Alemanha, Rússia e Egito, o Brasil estréia nos Jogos Olímpicos no dia 10, às 3h30 (horário de Brasília). A outra chave é composta por Estados Unidos, Itália, Bulgária, China, Japão e Venezuela.

Compartilhe: