UOL Olimpíadas 2008 Notícias

28/07/2008 - 09h52

Sem o mesmo favoritismo, Brasil esquece fracasso e fala em 'objetivo maior'

Roberta Nomura
No Rio de Janeiro
A Liga Mundial de vôlei realizada no Rio de Janeiro terminou com duas marcas negativas para a seleção brasileira. Campeão do torneio nos últimos cinco anos, o Brasil ficou fora do pódio -pior resultado desde que o técnico Bernardinho assumiu- e ainda sofreu duas derrotas consecutivas, algo que não acontecia desde 2002. Após o fracasso, os jogadores falam apenas em 'objetivo maior': o ouro olímpico.

Com a proximidade da Liga com os Jogos Olímpicos, todas as seleções entoavam o discurso de estarem focados em meta futura e que a competição no Rio seria um grande teste para Pequim. "É uma situação difícil, porque não esperávamos. Menos pior porque não foi no nosso objetivo principal. É importante para saber que vem pedreira pela frente", alertou o oposto André Nascimento.

Após perder por 3 sets s 0 para os Estados Unidos na semifinal, o Brasil caiu diante da Rússia por 3 a 1 e terminou em quarto lugar. Os norte-americanos derrotaram a Sérvia na decisão e conquistaram o inédito título da Liga. A derrocada dos donos da casa pode dividir o favoritismo ao ouro olímpico.

"A derrota foi extremamente prejudicial hoje. As outras equipes estão conscientes de que podem ganhar da gente e isso é um empecilho a mais que vamos a ter que lidar nas Olimpíadas. Vai ser preciso sofrer para reconquistar tudo", afirmou o técnico Bernardinho.

"Isso tira a ilusão de que o primeiro lugar vai ser sempre nosso. Agora todos sabem que têm outras seleções vindo forte aí. Uma derrota em casa tem dimensão maior, é mais difícil de digerir, mas vamos ter humildade para erguer a cabeça e seguir em frente", disse Gustavo, um dos mais abatidos após a perda do terceiro lugar. Veterano, o meio-de-rede vai deixar a seleção após as Olimpíadas.

Embora muitos jogadores tenham afirmado que as derrotas trarão uma possível queda no favoritismo brasileiro, o capitão Giba discorda. "Acho que quando se ganha durante oito anos você sempre entra como favorito e não é uma competição que vai mudar isso. Claro que existem outras equipes que vão brigar, mas não se pode dizer que diminui nossa pressão", explicou.

Após perder o título dentro de seu território, a seleção brasileira deixa o país na terça-feira, quando embarca para o Canadá. A viagem de preparação para os Jogos Olímpicos inclui ainda os treinamentos no Japão, antes da equipe embarcar rumo a Pequim. Os comandados de Bernardinho iniciam a defesa do título olímpico contra o Egito, no dia 10, às 3h30 (horário de Brasília).

Compartilhe: