UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/07/2008 - 07h52

Hypólito ignora rivais, mas técnico lista principais concorrentes olímpicos

Paula Almeida
No Rio de Janeiro
Se você pensa que acessar o "Youtube" é privilégio de quem navega na Internet por puro lazer, está enganado. Renato Araújo, técnico de Diego Hypólito, recorre ao expansivo banco de vídeos para saber como estão se preparando para os Jogos de Pequim os principais adversários do ginasta na disputa pelo ouro olímpico.

Reuters
Dragulescu (e), que desbancou Diego em 2006, ainda é visto como seu maior rival
DIEGO ASSUME FAVORITISMO
GINASTA CRIA MUNDO PARALELO
MAIS NOTÍCIAS DE GINÁSTICA
TUDO SOBRE PEQUIM-2008
"Hoje em dia, a ginástica, assim como outros esportes, também está globalizada, a gente vê tudo pelo youtube. A gente consegue saber o que cada um está fazendo", conta o treinador.

Atualmente, os vídeos mais acessados por Araújo são aqueles que mostram performances recentes do romeno Marian Dragulescu, um velho conhecido de Diego. Ouro no solo no Mundial de 2006, quando o brasileiro ficou com a prata, o veterano ginasta de 27 ainda anos ainda tem no currículo três medalhas olímpicas: prata no solo e bronze no salto e por equipe, todas em Atenas-2004.

Ausente de competições internacionais desde meados do ano passado, quando acumulou uma série de lesões, Dragulescu retomou o trabalho neste ano, após uma cirurgia, mas sua atual situação ainda é uma incógnita.

"A única dúvida agora é o Dragulescu. Ele operou nos Estados Unidos e já competiu, mas fez uma outra série, diferente da antiga. Mas a gente, pelo vídeo, percebe que ele não estava na melhor forma. Acho que em Pequim ele vai fazer a série antiga, que é bem forte", aposta Araújo.

Mas não é apenas o romeno que aparece na lista de candidatos a uma medalha em Pequim. O técnico enumera outros seis concorrentes, montando, praticamente, uma final olímpica.

"Tem o Zou Khai, que é um garoto chinês que vem bem. Ele sempre erra nas finais, mas consegue bons resultados nas classificações, e deverá competir bem em casa", começa o treinador.

"Tem também o Gervasio Deferr, um espanhol muito experiente, com duas medalhas olímpicas [bicampeão do salto, em Sydney-2000 e Atenas-2004] e atual vice-campeão mundial do solo. Outro é o canadense Brandon O'Neill [terceiro no ranking mundial do solo]. E tem um israelense correndo por fora [Alexander Shatilov], que foi quinto no Mundial e teve uma nota alta em Belarus. E dois japoneses que apareceram bem no começo do ano [Kohei Uchimura e Makoto Okiguchi]. Não sei como estão agora, mas os japoneses sempre chegam bem".

Apesar de reconhecer que Diego não terá vida fácil na China, Renato mostra total confiança em seu pupilo. "A maior nota é a do Diego (16,90 pontos), e vai ser uma surpresa se alguém aparecer com uma nota de partida superior a 17 pontos. O Dragulescu é o único que pode fazer 16,90. Mas o diferencial vai ser a competição do Diego, temos que nos preocupar com a limpeza da série dele. Se ele competir bem, se cravar quase todas as passadas, vai chegar bem na final. E se na final voltar a fazer isso, vai chegar como favorito".

O ginasta, por sua vez, prefere nem saber quem são os outros postulantes às medalhas. "Eu não me preocupo com os outros, nunca fui de olhar pros outros. Agora não tem mais o que mudar, vai ser ali, frações de segundos vão decidir".

Compartilhe: