UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/07/2008 - 08h56

Para estrela croata, Splitter é o melhor pivô na Europa

Giancarlo Giampietro
Em Atenas (Grécia)
Primeiro, o armador Zoran Planinic quis pregar uma peça na reportagem do UOL Esporte. Não durou muito até resolver falar sério e dizer que considera Tiago Splitter, seu ex-companheiro de TAU Cerámica-ESP, como o melhor pivô em atividade no basquete europeu.

CBB/Divulgação
O pivô Tiago Splitter enterra bola no jogo contra a Austrália no Torneio de Acrópolis
TIAGO SPLITTER NÃO TREINA
DEFESA E REBOTE SÃO PROBLEMAS
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE BASQUETE
PÁGINA ESPECIAL DE OLIMPÍADA
O astro croata foi abordado pela reportagem já avisado de que se tratava de uma entrevista a um veículo brasileiro. A intenção era colher sua avaliação sobre o progresso do catarinense na última temporada.

Caminhando pelos corredores da Arena Olímpica de Atenas, que vai receber o Pré-Olímpico a partir de segunda-feira, ao lado do compatriota Dalibor Bagaric, o ex-jogador do New Jersey Nets disse: "Tiago é um jogador horrível, é um dos piores pivôs da Europa e eu realmente não gosto dele". Bagaric riu e o entrevistado também, até piscar o olho direito e elaborar de outra forma.

"Ele explodiu. Sem Luis Scola (argentino, ex-companheiro dos dois no TAU e hoje na NBA), se tornou um dos melhores pivôs da Europa. Quer dizer, para mim ele já é o melhor", afirmou Planinic, que atuou com o brasileiro nos últimos dois anos no clube espanhol - o último deles sem a companhia do argentino, que era a referência ofensiva.

"E a coisa mais curiosa é que ele só tem 23 anos. Então, os próximos dez anos ainda estão à sua disposição", completou o croata. Esse é o prestígio de que o pivô catarinense desfruta na Europa, depois de ótima campanha pelo TAU.

Splitter vai para sua sexta temporada com o clube basco. Neste ano, o jogador deixou o San Antonio Spurs - que possui seus direitos na NBA - na espera e renovou o contrato por uma soma considerável. Campeão espanhol, o brasileiro tem agora como desafio buscar o título da Euroliga. O atual campeão é o CSKA Moscou, justamente o novo clube de Planinic.

Durante a entrevista, o croata mostrou muito humor e também teve de aturar os parceiros da seleção. O ala Damir Markota, que jogou com Rafael "Baby" Araújo no Spartak St. Petersburg, o cumprimentou e fez reverências como se estivesse honrado com sua presença.

O sorriso do armador sumiu apenas ao falar de suas chances no Pré-Olímpico. Sem treinar com intensidade nos últimos 20 dias, com lesão no tendão de Aquiles, ele não chega ao torneio em boas condições. "Espero possa ficar em quadra por pelo menos dez ou 15 minutos na estréia. Ainda não é certo, não dá para dizer 100%, mas se eu tiver alguma possibilidade, vou jogar."

A Croácia está no grupo D do Pré-Olímpico, com Porto Rico e Camarões. Os dois primeiros se classificam.

Compartilhe: