UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/06/2008 - 11h23

Leandrinho anuncia dispensa da seleção e está fora do Pré-Olímpico

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Brasil não terá jogadores da NBA na luta por uma vaga nas Olimpíadas. Nesta terça-feira, o armador Leandrinho pediu dispensa da seleção masculina de basquete que disputa o Pré-Olímpico da Grécia, entre 14 e 20 de julho.

FÚLVIO É CONVOCADO
Sem Leandrinho, o técnico Moncho Monsalve convocou o armador Fúlvio, que vinha treinando com a seleção que irá ao Sul-Americano. O atleta do Paulistano foi o líder de assistências da Supercopa de basquete, tem 26 anos e já treinou com a seleção na manhã desta terça no ginásio do Maracanãzinho. Ele deve revezar na posição de armador com Marcelinho Huertas e Duda Machado. Os outros convocados são os alas/armadores Alex e Marcelinho Machado, os alas Jonathan Tavernari e Marcus Vinícius, o ala/pivô Ricardo Probst e os pivôs Baby, JP Batista, Murilo e Tiago Splitter.
FEMININO AGENDA AMISTOSOS
TÉCNICO FECHA GRUPO
MONCHO PENSOU EM SAIR
LEIA MAIS SOBRE BASQUETE
O jogador foi examinado em Phoenix e teve constatada uma tendinite no joelho direito. A recomendação do departamento médico do Phoenix Suns é que o armador priorize a fisioterapia nos próximos dias e que tenha "distância total das atividades físicas".

Através de sua assessoria de imprensa, Leandrinho repetiu praticamente o mesmo discurso adotado por Nenê, Anderson Varejão, Valtinho, Guilherme Giovannoni e Paulão, quando estes pediram dispensa. "Gostaria de agradecer à Confederação Brasileira de Basquete e ao treinador Moncho Monsalve...Lamento muito mesmo (estar fora). Meu desejo era estar em quadra tentando, assim como fiz em Las Vegas, uma vaga para classificar nosso basquete para as Olimpíadas. Fiz o que pude dentro das minhas limitações físicas, mas por recomendação médica, não conseguirei ajudar dentro da quadra", disse.

O armador afirmou que torcerá pelos seus companheiros, como já fizeram os outros cinco dispensados. "Podem ter certeza que estarei torcendo, e muito, para que o Brasil consiga essa vaga", lamentou o jogador.

Com a ausência de Leandrinho, o país não terá atletas que atuam na NBA no Pré-Olímpico. Os pivôs Nenê e Anderson Varejão pediram dispensa também para se recuperarem de contusões. Na última semana, o técnico Moncho Monsalve assegurou que os atletas que ficarem fora do Pré-Olímpico não disputarão os Jogos de Pequim, caso o Brasil se classifique.

Em seu comunicado, Leandrinho explicou que não haverá possibilidade de defender a seleção, pois a lesão pode piorar. "Os médicos me disseram que corro sérios riscos de comprometer ainda mais meu joelho e, assim meu futuro como jogador de alta performance, se continuar atuando dessa maneira. Participei de todos os 89 jogos desta temporada pelo meu time e, segundo a equipe médica, essa sobrecarga é a causadora do meu problema", disse.

Sem ele, Moncho Monsalve já anunciou a convocação do armador Fúlvio, que vinha treinando com a seleção que vai ao Sul-Americano. O jogador participou, inclusive, do treino da manhã desta terça-feira no ginásio do Maracanãzinho com o restante do grupo que vai à Grécia.

Na semana passada, o técnico já mostra ceticismo quanto à apresentação de Leandrinho. Os dois haviam conversado em 8 de maio e Moncho pediu que o armador desse uma resposta até a última segunda-feira. Porém o espanhol reconhecia a dificuldade do caso. "A NBA é um mundo especial e faz suas exigências. Todos sabem como é, e os atletas também têm seus receios", afirmou.

* Atualizado às 12h

Compartilhe: