UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/05/2008 - 11h37

Monique perde e depende de revezamento para ir a Pequim

Fernanda Brambilla
No Rio de Janeiro*
Monique Ferreira bem que tentou, mas ficou muito longe do índice olímpico para os 400 m livre. Nesta sexta-feira, a nadadora venceu a prova no Troféu Maria Lenk, mas seu tempo ficou distante do necessário para alcançar os Jogos de Pequim. A atleta do Pinheiros venceu a distância de ponta a ponta com 4min15s52, bem distante dos 4min11s26 necessários para ir à China.

Satiro Sodré/CBDA/Divulgação
Agora, a única chance de Monique chegar aos Jogos de Pequim é pelo revezamento
IMAGENS DAS PROVAS DE SEXTA
JOANNA BATE NOVO RECORDE
CÉSAR CIELO VENCE
PÁGINA DAS OLIMPÍADAS
"Achei que fiquei até por uma diferença grande do índice, não esperava ir tão mal", disse Monique após a prova que acabou com sua última chance de ir a Pequim em uma prova individual. "Meu sonho era repetir Atenas e competir mais uma vez, mas agora vou tentar descansar para os revezamentos."

A nadadora disse que não daria desculpas pelo fracasso. "Não tem o que dizer e não estou me justificando, mas sofri um estiramento na coluna lombar que me tirou dez dias de treino, e isso fez diferença", disse Monique.

A nadadora, no entanto, frisou que está feliz pelas nadadoras que representarão o país no seu lugar, como Gabriella Silva e Daynara de Paula, novatas na seleção olímpica. "A natação brasileira está evoluindo e acho que elas têm tudo para melhorar os tempos até agosto e tentar uma semifinal."

A segunda colocada, Isabelle Franca, encerrou a prova quase seis segundos após Monique, com 4min21s46. Betina Lorscheitter (4min23s90) completou o pódio.

Sem tempo para disputar a final A, Mariana Brochado, que não conseguiu a façanha de ir à segunda olimpíada seguida, ficou apenas no terceiro lugar da final B com 4min29s33. Poliana Okimoto venceu a prova (4min19s57), seguida por Paula Baracho (4min20s44).

Na versão masculina da prova, venceu quem era o favorito, Thiago Pereira. Classificado apenas com o oitavo melhor tempo, o multimedalhista pan-americano viu Rodrigo Castro abrir boa vantagem ao longo do percurso, mas se recuperou nos metros finais e garantiu o ouro com o tempo de 3m53s02, novo recorde do campeonato.

Castro ficou com a segunda colocação, a apenas 55 centésimos de Pereira. O atleta tem índice olímpico nos 200 m livre, mas não conseguiu vaga nos 400 m. Felipe May e Armando Negreiros, que também estavam tentando índice, ficaram acima da marca estabelecido, em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

*Atualizada às 14h01

Compartilhe: