UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/05/2008 - 11h57

Dois dias após índice, Joanna bate novo recorde brasileiro

Fernanda Brambilla
No Rio de Janeiro*
O Troféu Maria Lenk de 2008 trará boas lembranças para Joanna Maranhão. Dois dias após registrar índice olímpico para os 400 m medley, a recifense venceu a prova dos 200 m costas (sem índice) e registrou o novo recorde brasileiro. Joanna encerrou a distância com 2min16s68.

Satiro Sodré/CBDA/Divulgação
A conquista do índice olímpico no 400 m medley, prova que consagrou Joanna Maranhão nas Olimpíadas de Atenas, quando foi a quinta colocada, deu nova ambição à recifense, que tem agora meta audaciosa: disputar 3 provas em Pequim.
LEIA MAIS
MONIQUE SEM ÍNDICE
CÉSAR CIELO VENCE
IMAGENS DAS PROVAS DE SEXTA
PÁGINA DAS OLIMPÍADAS
"Depois do índice, eu relaxei. Estou muito feliz com esse recorde, mas sinto que poderia ter nadado ainda melhor. Arrisquei na estratégia e acho que poderia ter sido mais agressiva, mas tudo bem", disse Joanna, sorridente.

A versão masculina da prova também teve novo recorde, esse do campeonato. Segundo melhor nas eliminatórias, Lucas Salatta superou André Schultz nos metros finais e levou o ouro com 1m58s82, abaixo até do 1m59s51 que já havia lhe garantido vaga em Pequim

Schultz foi o segundo colocado com 1min59s90. Na classificatória, o nadador já havia melhorado bastante seu tempo, o que lhe deu expectativas de índice olímpico (1min59s72) para a decisão. A vaga, porém, não veio.

"Fiquei feliz com a prova, abaixei quase quatro segundos, não tenho do que reclamar. Não faltou nada, eu nadei bem, mas não deu", afirmou um resignado André Schultz.

O nadador, no entanto, ainda tem chances de conquistar sua vaga olímpica. "Vou tentar nos 200 m medley, e estou bem confiante", disse Schultz, que reclamou do cansaço do início de temporada no exterior. "Lá, tivemos muitas competições, e tudo em jardas. Minha preparação para o NCAA (Campeonato Universitário) foi pesada, e acho que senti um pouco."

Fernando Santos garantiu a medalha de bronze com 2min02s65.

*Atualizada às 14h39

Compartilhe: