UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/03/2008 - 16h43

Após conquista de índice, Guilherme Guido prefere não comemorar

Heloisa de Guide
Em São Paulo
Décimo nadador brasileiro a conseguir uma vaga nas Olimpíadas de Pequim, Guilherme Guido não esconde sua satisfação com o feito da última quinta-feira, no Sul-Americano de Natação.

Satiro Sodré/Divulgação CBDA
Guilherme Guido conseguiu o índice olímpico nos 100 m costas, na última quinta
BRASIL SEM ÍNDICES NESTA SEXTA
JOANNA MARANHÃO SE COMPLICA
VEJA AS IMAGENS DESTA SEXTA
O brasileiro cravou 54s67 nas eliminatórias dos 100 m costas, e desbancou o índice olímpico, que é de 55s14. Apesar disso, Guido preferiu não comemorar ainda a sua participação nos Jogos da China.

"Eu estou muito feliz com a minha marca, mas ainda tem uma seletiva (o Troféu Maria Lenk, em maio), então existe uma pequena chance de que alguém conseguir bater a minha marca. Muita coisa pode acontecer ainda", justificou.

Dono de uma das duas vagas brasileiras nos 100 m costas, Guilherme Guido bateu a marca conquistada por Thiago Pereira, que já estava classificado para Pequim com 54s75.

Como o país não tem outros atletas com tradição na prova, dificilmente a preocupação do nadador se torne realidade, já que dois atletas precisariam superar o tempo dele e de Thiago na última seletiva olímpica, o Troféu Maria Lenk, em maio.

Apesar do excesso de cautela, Guido fez questão de ressaltar que ainda não está 100%, mas vai continuar tentando abaixar o seu tempo. "Estou muito aliviado por ter conseguido sair da pressão. O segredo é ter confiado no meu esforço, já que, mesmo cansado, eu já tinha conseguido o índice olímpico há três semanas durante os treinamentos", relembrou.

Após ficar perto da vaga por algumas vezes, Guido ficou ainda mais próximo da conquista no Open de Natação, em dezembro, quando marcou 55s17, apenas três centésimos a menos que o necessário.

"Esse índice foi muito legal porque foi um exemplo pra mim mesmo. Eu já tinha ficado próximo da marca antes e por muito pouco não conseguia. Não me deixei levar pela pressão e consegui a vaga em Pequim", finalizou o brasileiro.

Compartilhe: