UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/03/2008 - 14h08

No Sul-Americano, Brasil não consegue mais índices para Pequim

Heloisa de Guide
Em São Paulo
No terceiro dia de disputa do Sul-Americano de Natação, o Brasil não conseguiu melhorar suas marcas anteriores, e segue sem conquistar a segunda vaga olímpica para o país no feminino.

Satiro Sodré/Divulgação CBDA
Nem Joanna Maranhão, nem Gabriella Santos conseguiram índice para Pequim
JOANNA MARANHÃO SEM VAGA
VEJA AS IMAGENS DA COMPETIÇÃO
A pernambucana Joanna Maranhão bem que tentou, mas não conseguiu se aproximar do índice nos 400 m medley, uma de suas especialidades. Na final desta sexta-feira, ela fez apenas 4min49s62, mais de quatro segundos acima do mínimo necessário, que é de 4min45s08.

"Eu piorei minha melhor marca nos 400 m medley, mas acredito que baixar esses quatro segundos que me falou hoje não é nada do outro mundo. Estou confiante e espero conquistar vaga no Troféu Maria Lenk, em maio", afirmou.

Já a carioca Gabriella Silva conseguiu vencer a disputa dos 50 m borboleta, após ter vencido na última quinta a prova dos 100 m borboleta. A nadadora cravou 27s48 na final, e faturou seu segundo título no Sul-Americano.

"Meu objetivo principal mesmo é o Troféu Maria Lenk, em maio. Tenho que focar agora nos 100 m borboleta, mas é difícil falar sobre a conquista ou não da vaga", justificou.

Nos 100 m livre, as brasileiras dominaram o pódio. Tatiana Lemos ficou em primeiro lugar, com 56s06, seguida de perto por Flávia Delaroli, que marcou 56s16. Com isso, Delaroli segue sendo a única mulher da delegação brasileira que tem vaga garantida para Pequim, nos 50 m livres.

No masculino, o brasileiro Guilherme Guido faturou o ouro nos 100 m costas, mas não conseguiu melhorar o seu tempo, ficando com 55s54. Nas eliminatórias de quinta-feira, o atleta conseguiu índice olímpico, com a marca de 54s67, desbancando a melhor marca do país conquistada por Thiago Pereira, que tinha 54s75.

"Fiquei muito feliz com a marca que eu consegui quinta, foi um exemplo para mim. Estou bem aliviado, e agora é tentar baixar ainda mais o meu tempo", declarou Guido.

Nos 50 m peito, o brasileiro Felipe Lima ficou com o primeiro lugar, cravando 28s46. Já o quarteto formado por Thiago Pereira, Rodrigo Castro, Armando Negreiros e Lucas Salatta ficou com a prata nos 4x200 m livre, marcando 7min45s06 em prova na qual o país já tem índice para Pequim.

Compartilhe: