UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/03/2008 - 14h19

Em comissão enxuta, Neto é "ponte" para espanhol na seleção

Giancarlo Giampietro
No Rio de Janeiro
Na gestão anterior, a comissão da seleção masculina foi composta por quatro treinadores. Moncho Monsalve, primeiro estrangeiro a assumir a equipe, porém, terá apenas um assistente. Caberá, então, ao escolhido, José Neto, a função de integrar o espanhol à realidade da equipe até 13 de maio, quando sairá a convocação para o Pré-Olímpico Mundial, em Atenas.

Giancarlo Giampietro/UOL Esporte
Neto, segundo à esquerda, servirá de ponte para Moncho Monsalve na seleção
MONCHO MONSALVE É APRESENTADO
FOTOS DA APRESENTAÇÃO
NENÊ NÃO DESCARTA PRÉ-OLÍMPICO
Monsalve já está acumulando informações a respeito dos brasileiros espalhados pelo mapa-múndi. Armazenar dados sobre os atletas na Espanha, naturalmente, é mais fácil para ele. Agora, em relação à "peneira" entre os jogadores em atividade no país, muito dessa responsabilidade ficará a cargo de Neto.

Treinador do Ulbra/Rio Claro, ele vai cruzar em quadra obrigatoriamente com alguns possíveis selecionáveis nos próximos meses. Além disso, no Campeonato Paulista passado, no qual a parceria gaúcha foi firmada com São Bernardo, teve a chance de observar de perto os atletas que não estão inscritos no Nacional e hoje disputam a Supercopa.

"O Neto tem um grande conhecimento sobre os jogadores do país. A última decisão será minha, mas sempre o consultando por respeito ao seu trabalho", disse Monsalve.

Neto subiu de cotação entre a diretoria da CBB após a campanha que resultou na quarta colocação no Mundial sub-19, no ano passado, na Sérvia. Seu nome chegou a ser ventilado por Gerasime Bozikis, o presidente da CBB, durante o Pré-Olímpico de Las Vegas, como possível sucessor a Lula Ferreira.

"É um grande desafio, não vejo como uma mera oportunidade. Não viemos para perder. Agora vamos nos reunir para estabelecer a rotina e a conduta do trabalho e ver como será essa ponte para ele", disse o treinador brasileiro.

Moncho vai assistir aos confrontos entre Flamengo e Ulbra/Rio Claro, no dia 14, Flamengo e Londrina, no dia 16, e Brasília x Saldanha da Gama, no dia 18. No dia 22, ele viaja à Espanha. Seu desejo é retornar ao país em maio para assistir a mais partidas ao vivo.

Dos elencos que competiram em Las Vegas e no Pan-Americano do ano passado, os armadores Nezinho (Assis) e Valtinho (Brasília), o ala-armador Marcelinho Machado (Flamengo) e o ala Guilherme Teichmann (Limeira) estão em campeonatos locais.

Compartilhe: