UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/03/2008 - 13h03

Moncho chega à seleção para decifrar enigma brasileiro

Giancarlo Giampietro
No Rio de Janeiro
O espanhol Moncho Monsalve se apresentou ao basquete nacional nesta quarta-feira, com uma pergunta. "Com tanto talento individual, o que acontece?", questiona sobre a falta de resultados.

O veterano treinador, de 63 anos, tem a missão de decifrar esse enigma até o dia 14 de julho, quando se inicia o Pré-Olímpico Mundial em Atenas e a equipe tentará dar fim a um longo jejum sem participação nos Jogos. A última foi em Atlanta-1996. "Como é possível? Um time como o Brasil não pode ficar fora por esse período."

Monsalve tem à disposição três jogadores na NBA e diversos atletas na elite européia. Ainda assim, quando essas peças são reunidas sazonalmente, a seleção não consegue render o esperado. "Temos um grande nível individual", constata o técnico. "Mas não sabemos por que não conseguimos formar uma grande equipe."

Para o espanhol, a chave é convencer os atletas a se doarem coletivamente em quadra. Ele cita o exemplo da atual geração espanhola, que é campeã mundial. "São todos amigos fora de quadra e vêm em um longo caminho em conjunto. Dessa forma, há sempre a cobrança entre eles. Jogadores como Pau Gasol e (Jorge) Garbajosa já atuaram lesionados pelo time, sem se importar."

Monsalve já tem um memorando pronto para ser enviado aos atletas que convocará no dia 13 de maio. "O Espírito de equipe" é o nome do documento, que enfatiza três tópicos: respeito, confiança e generosidade. Esse terceiro item é detalhado como a "alma e o segredo de um bom trabalho de grupo".

A tentativa de estabelecimento de uma nova cultura na seleção brasileira virá com muita conversa e, se preciso, bronca. O técnico se define como um profissional exigente. "Ou mais que bravo", afirma.

Esse trabalho também pode ter a ajuda de um psicólogo. O espanhol e o presidente da CBB, Gerasime Bozikis, o Grego, vão discutir o assunto. O cartola afirma que é favorável à idéia.

Esse psicólogo se somaria a uma comissão técnica enxuta, que contará com José Neto como auxiliar técnico, um preparador físico, além de um médico e um fisioterapeuta.

Monsalve deve ficar no país até o dia 22 de março, quando retornará à Espanha para dar seqüência a um trabalho de fisioterapia em piscina. Ele passou recentemente por uma cirurgia devido a uma hérnia nas costas.

Nesse período, ele vai assistir a três jogos do Nacional e ainda visitará o ministro dos Esportes, Orlando Silva Júnior, e COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

Compartilhe: