! Thiago Pereira bate na trave pela 4ª vez e fica sem medalha nos 200m medley - 11/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Thiago Pereira bate na trave pela 4ª vez e fica sem medalha nos 200m medley

Guilherme Costa e José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

Pela quarta vez consecutiva, Thiago Pereira chegou perto, mas deixou a final dos 200m medley sem conquistar uma medalha. Nesta quinta-feira (11), no Estádio Aquático Olímpico, o brasileiro foi superado por Michael Phelps (ouro), Kosuke Hagino (prata) e Shun Wang (bronze) e ficou na sétima colocação.

O nado livre foi determinante para que Thiago Pereira ficasse sem medalha. Na virada dos últimos 50m, o brasileiro aparecia na segunda colocação, atrás apenas de Michael Phelps. Nos metros finais, no entanto, Thiago foi ficando para trás e bateu apenas na sétima colocação. Ele terminou a parcial com o tempo de 30s6, o pior entre os oito competidores.

Thiago Pereira terminou com o tempo de 1min58s02, quase um segundo pior do que o alcançando na semifinal (1min57s11). A marca feita na etapa anterior também não daria medalha ao brasileiro: o chinês Shun Wang nadou para 1min57s05.

“Não tem desculpa, é f.... Tentei o máximo, é difícil. São quatro anos de preparo. Lógico que queria fazer o que fiz em Londres. Você vê que não foi uma prova tão difícil, com o tempo feito nas eliminatórias teria conseguido, mas faz parte do jogo”, afirmou Thiago Pereira à "Globo".

"Encerro minha participação hoje, não da maneira que eu queria, mas... Estou com a minha cabeça limpa, fiz o máximo que podia fazer. Tem coisas que não são para ser", lamentou ao "Sportv".

Dono do recorde olímpico da prova, Michael Phelps nadou próximo, mas não conseguiu quebrá-lo. Na prova desta quinta-feira, o norte-americano marcou 1min54s66 (o recorde é 1min54s23). Medalha de prata, Kosuke Hagino, do Japão, nadou em 1min56s61.

A tentativa de Thiago pela medalha na prova começou nos Jogos de Atenas-2004. Na ocasião, ele terminou em quinto, atrás de Phelps e Ryan Lochte, além de George Bovell e Laszlo Cseh. Na sequência, dois quartos lugares: Pequim-2008 e Londres-2012.

No Rio-2016, Thiago Pereira optou por não disputar os 400m medley, prova em que surpreendeu e levou a prata em Londres-2012. Suas atenções ficaram todas voltadas para os 200m medley, considerada sua principal prova, mas a estratégia não funcionou.

Opinião: Julio Gomes

"Se tivesse sido conservador nesta noite de quinta, Thiago possivelmente teria beliscado uma medalha de bronze. Mas ele quis mais. Ele atacou. Foi para cima. Quis bater Phelps. Em casa, com sua torcida empurrando, Thiago quis o que pouquíssimos conseguiram: derrubar um mito. Às vezes dá, às vezes não. Sempre baterei palmas para quem tenta. Nunca para quem vai para casa pensando que poderia ter feito mais".

Topo