! Fratus avança para a final dos 50m livre; Algoz de Cielo, Ítalo fica fora - 11/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Fratus avança para a final dos 50m livre; Algoz de Cielo, Ítalo fica fora

Guilherme Costa e José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Brasil terá apenas um representante na final dos 50m livre. Nesta quinta-feira (11), no Estádio Aquático Olímpico, Bruno Fratus nadou para 21,71 e se classificou com o sexto melhor tempo geral.

"Essa prova tem sido imprevisível. Hoje foi até uma prova fraca, mesmo para mim. Mas o importante era conseguir uma vaga na final, e isso eu fiz. Amanhã, de raia 1 a 8, todo mundo tem chance igual e vai estar na mesma linha", afirmou Fratus.

A classificação de Bruno Fratus para a final faz com que o Brasil iguale o desempenho em Londres-2012. Na ocasião, o país também conseguiu se classificar para cinco decisões.

O desempenho do Brasil nos 50m livre, no entanto, é pior do que em Londres. Na ocasião, o país levou dois representantes para a final. César Cielo conquistou a medalha de bronze e Bruno Fratus terminou em quarto.

Favorito à medalha de ouro, o francês Florent Manaudou se classificou com o melhor tempo da semifinal. Ele nadou para o tempo de 21s32, seguido pelo ucraniano Andrii Govorov (21s46) e pelo norte-americano Anthony Ervin (21s46).

Clayton de Souza/Nopp
imagem: Clayton de Souza/Nopp

Responsável por deixar César Cielo de fora dos Jogos Olímpicos na seletiva no início do ano, Ítalo Duarte não conseguiu melhor seu tempo e ficou de fora da final. Com a marca de 22s05, o brasileiro anotou apenas o 15º melhor tempo da semifinal.

"Dei meu melhor. Dei 100%. Infelizmente, não foi suficiente", afirmou.

Como cada prova só pode contar com dois representantes por país, Ítalo disputou com Cielo a última vaga do país, no Troféu Maria Lenk, em abril deste ano. Na ocasião, o campeão olímpico em Pequim-2008 anotou o tempo de 21s91, enquanto Ítalo nadou para 21s82.

"Dei meus 100%. O Cesar também teria dado 100%. Eu nadei próximo do meu melhor, que não teria sido suficiente para entrar, mas lutei muito para representar bem o país. Esporte não é uma ciência exata", afirmou Ítalo após a eliminação.

Topo