! Em dia de recordes, Phelps conquista inédito tetracampeonato na natação - 11/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Atualizada em 12.08.2016 02h33

Em dia de recordes, Phelps conquista inédito tetracampeonato na natação

Guilherme Costa e José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

Michael Phelps não cansa de fazer história. O norte-americano de 31 anos venceu os 200m medley nesta quinta-feira (11) e se tornou o primeiro nadador a ser tetracampeão olímpico na mesma prova individual. O fenômeno é até o momento o único na natação a repetir uma medalha de ouro de Londres-2012.

Na prova em que se classificou com o melhor tempo para a final, Phelps superou o japonês Kosuke Hagino, que levou a prata, e o chinês Shun Wang, que foi bronze. O americano Ryan Lochte (quinto) e o brasileiro Thiago Pereira (sétimo) ficaram fora do pódio.

Após os 150 metros, Phelps não deu chances para os adversários e fechou a prova em 1min54s66, 1s95 à frente do japonês, mas acima do recorde olímpico que pertence ao próprio americano - 1min54s23. O fenômeno da natação não escondeu a alegria e fez o número 4 com as mãos para destacar a conquista.

Apesar de inédito na natação, o tetracampeonato não é único na história dos Jogos Olímpicos. Phelps se junta agora a um seleto grupo de esportistas com quatro vitórias em uma mesma prova individual: Al Oerter (lançamento do disco), Carl Lewis (salto em distância), ambos dos Estados Unidos; Paul Elvstrom (vela), da Dinamarca, e Ben Ainslie (vela), do Reino Unido.

Em um dia de recordes, Phelps ainda quebrou mais um: se tornou o atleta com mais medalhas individuais da história olímpica. Nesse quesito, ele ultrapassou a ex-ginasta ucraniana Larisa Latynina, que detém 14 pódios – o nadador, agora, tem 15.

Até o fim da Rio-2016, a galeria de Phelps pode aumentar. O norte-americano ainda disputará a semifinal dos 100m borboleta na noite desta quinta-feira (12). Nesta edição dos Jogos, ele já havia conquistado o ouro nos 200m borboleta e nos revezamentos 4x100m e 4x200m livre. Ao todo, o americano conta com 22 vitórias olímpicas.

Um recorde milenar

David Gray/Reuters
imagem: David Gray/Reuters

As conquistas de Phelps são tão difíceis, que o norte-americano bateu, inclusive, um recorde milenar. Ao conquistar a medalha de ouro nos 200m medley, a lenda das piscinas ultrapassou Leônidas de Rodes, um dos mais famosos atletas olímpicos da Antiguidade, com o maior número de vitórias individuais olímpicas: 13 a 12.

O feito foi apontado pelo site Olympstas.com e noticiado pelo “Washington Post”. Nos Jogos da Era Antiga, Leônidas foi tricampeão da mesma prova em quatro edições consecutivas: 164 a.C., 160 a.C., 156 a.C. e 152 a.C..

As vitórias alcançadas pelo atleta da antiguidade eram todas em corridas: estádio (cerca de 180 metros), diaulo (cerca do dobro do estádio) e corrida hoplitódromo – nessa, os participantes precisam usar proteção nas pernas, elmo e escudo.

Mais uma final para Phelps

CLAYTON DE SOUZA/ESTADAO/NOPP
imagem: CLAYTON DE SOUZA/ESTADAO/NOPP

Apenas 31 minutos mais tarde da medalha de ouro, Michael Phelps estava na piscina mais uma vez. Na semifinal dos 100m borboleta, o norte-americano mostrou novamente que é diferenciado. Depois de virar os primeiros 50m na oitava colocação, terminou em segundo, apenas 0s01 atrás de Laszlo Cseh: 51s58 a 51s57.

Para a final que acontecerá nesta sexta-feira (12), o norte-americano se classificou com o quinto melhor tempo geral.

Topo