Relatos das provas

Japonesa conquista o ouro nos 200m peito; Russa é vaiada novamente

Dominic Ebenbichler/Reuters
Yulia Efimova conquista a prata nos 200m peito imagem: Dominic Ebenbichler/Reuters

Guilherme Costa e José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

Na primeira final desta quinta-feira (11) no Estádio Aquático Olímpico, a japonesa Rie Kaneto (2min20s30) conquistou a medalha de ouro nos 200m peito feminino. Na final, ela superou a russa Yulia Efimova (2min21s97), bronze em Londres-2012 e que terminou na segunda colocação nesta edição. O bronze ficou com Jinglin Shi (2min22s28), da China.

Assim como aconteceu nos outros dias, Efimova foi bastante vaiada pelo público presente no local, que comemorou quando Kaneto venceu a prova. Mais tarde, ao subir no pódio para receber a medalha de prata, a russa foi novamente alvo da torcida.

Efimova ficou suspensa entre outubro de 2013 e fevereiro de 2015, após testar positivo para traços de um esteroide anabolizante chamado DHEA. Ela também foi brevemente suspensa depois de testar positivo para meldônio este ano, mas foi liberada em julho.

A russa conseguiu autorização para competir no final da última semana depois de uma decisão favorável da Corte Arbitral do Esporte (CAS) acatada pela Federação Internacional de Natação (Fina) e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Katinka vai à mais uma final; Missy Franklin fica fora

Dona de três medalhas de ouro na atual edição, Katinka Hosszú segue imparável. Na semifinal dos 200m costas, a húngara nadou 1s14 mais rápido que a canadense Hilary Caldwell e se classificou com o melhor tempo.

A marca anotada por Katinka na prova foi de 2min06s03. Atual campeã olímpica da prova, Missy Franklin teve apenas o 14º melhor tempo (2min09s74) e ficou fora da final.

Ryan Murphy conquista segundo ouro

Michael Sohn/AP Photo
imagem: Michael Sohn/AP Photo

Assim como aconteceu nos 100m costas, Ryan Murphy conquistou a medalha de ouro nos 200m costas. Em um duelo com Mitchell Larkin (Austrália), o norte-americano venceu com o tempo de 1min53s62. O rival nadou para 1min53s96, enquanto Evgeny Rylov conquistou o bronze sendo apenas 0s01 mais lento.

Topo