! Nadadoras empatam em primeiro nos 100m livre e dividem ouro - 11/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Nadadoras empatam em primeiro nos 100m livre e dividem ouro

Guilherme Costa e José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

Um acontecimento pouco comum marcou a final dos 100m livre feminino, nesta quinta-feira (11), no Estádio Aquático Olímpico. Simone Manuel (Estados Unidos) e Penny Oleksiak (Canadá) empataram em 52s70, novo recorde olímpico, e dividirão a medalha de ouro.

O momento inusitado confundiu até a geração internacional da prova. Na hora da batida, a canadense apareceu com o símbolo da primeira colocação, enquanto à norte-americana foi creditado o recorde olímpico.

A medalha de bronze ficou com a sueca Sarah Sjostrom (52s99), que se mostrou surpresa com o empate na ponta. "Acho que foi um choque para todo mundo a final. Todo mundo teve de ver muitas vezes para entender o que aconteceu. Vi meu tempo e percebi que não foi bom, e aí notei que tinha sido a terceira colocada. Foi uma surpresa ainda maior ver que havia acontecido um empate. Foi a maior surpresa dessa competição até agora, eu acho".

Essa é apenas a primeira edição de Jogos Olímpicos de Penny Oleksiak. Com apenas 16 anos, ela já coleciona quatro medalhas: além do ouro nos 100m livre, a canadense conquistou a prata nos 100m borboleta e dois bronzes, no revezamento 4x100m livre e no 4x200m livre.

Já Simone Manuel conquistou sua primeira medalha de ouro olímpica. Antes disso, a única vez que ela havia subido ao pódio em alguma competição profissional fora no Pan-Pacífico de 2014, quando foi bronze nos 100m livre. Ela se tornou a primeira nadadora negra a vencer uma prova individual em Jogos Olímpicos.

"Eu mal pude acreditar quando vi meu nome. Fiquei realmente empolgada. Tem sido um período longo para mim, e eu não vinha conseguindo baixar meus tempos. Eu definitivamente trabalhei muito nos últimos dias, e atingir esse objetivo é a conclusão feliz dessa jornada", afirmou Simone.

Topo