Olimpíadas 2016

Em "melhor momento da vida", Phelps já fala até em rever aposentadoria

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Michael Phelps, 31, havia anunciado que as Olimpíadas de Londres, em 2012, seriam as últimas de sua carreira. Deixou as piscinas após ter sido coroado o maior medalhista da história dos Jogos (22 pódios, com direito a 18 ouros) e ficou afastado por dois anos. Voltou a competir em 2014, decidiu tentar vaga na Rio-2016 e disse que ainda tinha pretensões para a reta final de sua carreira. E aí redescobriu o prazer de nadar. É assim, leve, curtindo o momento, que o nadador norte-americano chegou ao Brasil. A fase de Phelps é tão positiva que ele já começou a falar até em rever – mais uma vez – o plano de aposentadoria.

Resoluto sobre o desfecho da carreira até a seletiva da natação norte-americana para a Rio-2016, disputada nos Estados Unidos entre o fim de junho e o início de julho, Phelps mudou de tom ao ser questionado sobre a presença do filho no Brasil. Boomer, nascido em abril deste ano, viajará ao país acompanhado da mãe, Nicole, e acompanhará as provas do pai no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

"Minhas emoções vão ser dez vezes o que elas já foram. Tenho recebido fotos da Nicole em todos os dias. Ele tem crescido tanto, mudado tanto a expressão, e ter a capacidade de acompanhar isso e tê-lo aqui – vou falar isso para vocês não me cobrarem depois – na minha potencial última Olimpíada – caso eu queira voltar de novo depois, não me batam – é incrível", disse Phelps em entrevista coletiva.

Foi a primeira declaração menos enfática de Phelps sobre aposentadoria. Em Omaha, o nadador foi questionado ao menos cinco vezes sobre o tema. Respondeu de forma enfática em todas e afastou drasticamente a possibilidade de nova mudança de planos.

“A grande mudança é que estou com a cabeça limpa na piscina. Minha vida pessoal, minha vida familiar... estou realmente aproveitando a vida e vivendo coisas que eu provavelmente nem notei no passado. Estou curtindo essa jornada e agradecendo às pessoas que me ajudaram a chegar até aqui. Esses têm sido os melhores dois anos da minha vida, por uma série de motivos”, contou o nadador.

Al Bello/Getty Images
Michael Phelps terá a presença do filho Boomer nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro imagem: Al Bello/Getty Images

Por enquanto, a mudança de ideia de Phelps é apenas em tom de brincadeira. Outros atletas, porém, já começaram a levar a possibilidade de forma um pouco mais séria.

“Acho que ele mudou o esporte. Ele fez a natação maior do que era. O que ele fez na piscina e fora dela é simplesmente incrível. Acho que não existe outro atleta que tenha feito algo parecido. Fazer parte desse time é incrível, e ele tem me empurrado para frente. Ele tem feito todo mundo ser melhor, e isso é demais. Eu honestamente não acho que essa seja a última dele. Falei isso em 2012 e vou dizer que ele vai voltar novamente”, declarou Ryan Lochte, 32, que está em sua quarta participação em Jogos Olímpicos.

Topo