Olimpíadas 2016

Resto do país, somado, não bate número de atletas do Eixo Rio-SP nos Jogos

Saulo Cruz/Exemplus/COB
Seleção de nado sincronizado tem nove atletas oriundas do Rio de Janeiro em sua equipe imagem: Saulo Cruz/Exemplus/COB

Gustavo Franceschini

Do UOL, no Rio de Janeiro

Na maior delegação brasileira na história dos Jogos Olímpicos, o Eixo Rio-São Paulo domina. Um levantamento geográfico com base no banco de dados divulgado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) mostra que os dois Estados mais ricos da União são a origem de 252 dos 465 atletas que disputarão a Rio-2016. Todos os outros, somados, chegam a "apenas" 213.

Os números mostram a concentração do esporte no país-sede dos Jogos Olímpicos. Depois de São Paulo (159) e Rio de Janeiro (91), os Estados com mais representantes na lista final são Minas Gerais (33), Paraná (31) e Rio Grande do Sul (27), o que só ratifica a força das regiões Sudeste e Sul. Entre os 26 Estados, os únicos que não enviarão representante à competição são Sergipe, Tocantins, Rondônia e Acre.

Veja, abaixo, outras curiosidades geográficas da delegação brasileira:

Mais estrangeiros que brasileiros nascidos na região Norte

Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Polo aquático, do cubano Ives Alonso, é um dos esportes com mais naturalizados imagem: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

A lista final do Brasil conta com 16 atletas nascidos no exterior. Dois franceses, dois italianos e dois holandeses puxam uma fila que tem de chineses a cubanos, espalhados por vários esportes. Acredite se quiser, mas eles não são minoria. Somados, os estrangeiros são um grupo maior na delegação brasileira que os nortistas, por exemplo.

Só quatro dos sete estados da Região Norte enviaram representantes à Rio-2016. Amazonas e Pará têm dois cada, contra um de Amapá e Roraima. Para efeito de comparação, a Região Centro-Oeste, com a segunda pior representação, emplacou 21 atletas.

Nado sincronizado é a equipe mais “carioca”

Jonne Roriz/Exemplus/COB
imagem: Jonne Roriz/Exemplus/COB

Nenhum esporte terá tantos atletas atuando “em casa” como o nado sincronizado. Das nove meninas que pularão na piscina da Rio-2016, somando conjunto e dueto, só uma não nasceu no Estado que recebe os Jogos Olímpicos a partir do dia 5 de agosto: Luisa Borges, que nasceu em Fort Lauderdale, nos EUA, mas está há anos radicada na capital fluminense.

São seis meninas nascidas no Rio de Janeiro e duas em Campos. Em nenhuma outra modalidade o domínio de um Estado é tão grande, o que atesta a força do Rio nas piscinas.

Canoagem e boxe dão força à Bahia

Jeff Swinger-USA TODAY Sports
Erlon e Isaquias vêm de cidades vizinhas na Bahia, onde canoas são meios de transporte imagem: Jeff Swinger-USA TODAY Sports

No panorama geral, a Bahia é só o oitavo Estado com mais representantes na delegação. Só que dos 14 atletas, quase metade vêm apenas de dois esportes. São quatro do boxe e dois da canoagem, esportes nos quais a terra de Jorge Amado tem boa tradição.

Norte e Nordeste não estão em 40% dos esportes

Matthew Stockman/Getty
Tiro é um dos esportes com maior predominância de atletas do Centro-Sul do país imagem: Matthew Stockman/Getty

Das 32 modalidades olímpicas, 13 não têm nenhum atleta nascido em algum Estado das regiões Norte e Nordeste do país. Os esportes exclusivamente do Centro-Sul do Brasil são badminton, ginástica, golfe, hipismo, levantamento de peso, nado sincronizado, remo, taekwondo, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei de praia.

Topo