Olimpíadas 2016

"Temos de cruzar os dedos", diz primeiro australiano a chegar para Rio-2016

Guilherme Costa/UOL
Primeiros atletas da Austrália chegam para a disputa da Rio-2016 imagem: Guilherme Costa/UOL

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Os primeiros atletas oriundos da Austrália para a Rio-2016 desembarcaram no Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (25). Integrantes das equipes nacionais de boxe e canoagem slalom chegaram ao Aeroporto Internacional Tom Jobim no início do dia, mas já estavam cientes da polêmica que envolveu o país no último domingo (24), na abertura da Vila Olímpica dos Jogos – o Comitê Olímpico da Austrália reprovou condições apresentadas pelo empreendimento e se recusou a ficar lá até que reformas fossem realizadas. E essa preocupação também chegou aos esportistas.

“Ouvi que aconteceram algumas coisas, mas esperam que eles consigam consertar tudo a tempo. Temos de cruzar os dedos”, disse Lucien Delfour, atleta da canoagem slalom.

A delegação da Austrália terá um total de 410 atletas. O primeiro grupo a desembarcar no Rio de Janeiro será direcionado a Vilas de Mídia, espaço que originalmente serviria para acomodação de jornalistas, e sairá de lá para a Vila Olímpica apenas depois de as reformas no espaço serem concluídas. A lista de reclamações sobre a hospedagem oficial tem três principais bases – encanamento, eletricidade e gás –, e a estimativa do comitê organizador local é que os consertos sejam feitos até a próxima sexta-feira (29).

“Toda Olimpíada tem questões. Aqui as arenas estão prontas, por exemplo, mas há esses pontos a serem acertados na Vila. Acho que eles terão tudo pronto a tempo”, disse Jessica Fox, também da canoagem. “Enquanto isso, vamos ficar em um apartamento por alguns dias”, completou.

O primeiro grupo de australianos que desembarcou no Brasil também contou com três boxeadores. Como eles mesmos definiram, o grupo está mais acostumado a condições desprovidas de luxo. Portanto, o tom das reclamações foi bem mais ameno.

“Nós viajamos o mundo para chegar aqui. Temos algumas situações singulares em Jogos Olímpicos e temos de enfrentar. Não é nada de mais”, ponderou o atleta Daniel Lewis.

“Eu ouvi sobre isso [problemas na Vila Olímpica] quando estava no caminho para cá, mas não estou preocupado. Somos boxeadores e estamos acostumados a apartamentos sem muito luxo. Funciona para nós”, completou o também boxeador Jason Whateley.

Os boxeadores também levaram de forma tranquila a gracinha do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), que disse no último domingo que cogitava colocar cangurus na porta da Vila para que eles se sentissem em casa.

“Seria incrível. No instituto de esportes de Camberra, onde nós costumamos treinar, há cangurus o tempo todo. Seria bom ter alguns aqui”, afirmou a boxeadora Shelley Watts.

Os três boxeadores que desembarcaram nesta segunda-feira são estreantes em Jogos Olímpicos. Eles representam toda a delegação da Austrália na modalidade para a Rio-2016.

Topo