Olimpíadas 2016

Estrangeiros relatam furtos e chamam Vila Olímpica da Rio-16 de inabitável

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Se a ideia do comitê organizador da Rio-2016 era oferecer neste domingo uma amostra do que serão os Jogos Olímpicos realizados no Brasil, a primeira impressão esteve longe de ser positiva. A abertura da Vila Olímpica para atletas teve longas filas, reclamações de delegações e relatos de objetos furtados no interior do condomínio.

O Comitê Olímpico da Austrália classificou a Vila como “inabitável”. O site australiano “The Age” publicou que as reclamações da delegação incluem vazamento de pias, sanitários entupidos e escadas sem iluminação, por exemplo. O teor das críticas foi confirmado pelo UOL Esporte com membros de pelo menos outras duas delegações que chegaram à Vila neste domingo.

O COI informou que realocará mais atletas em outros locais em virtude de problemas estruturais da Vila Olímpica.

O UOL Esporte também ouviu relatos sobre falta de uma série de objetos no interior dos apartamentos. Um funcionário da Vila contou que a situação é decorrente de furtos praticados durante a construção do empreendimento e que o comitê organizador agora corre para repor os utensílios retirados.

"[Sumiram] algumas coisas, sim. Mas você pode ter certeza que de dentro da Vila elas não saíram. Nós temos aí as Forças Armadas, e vocês viram a burocracia que é para entrar. Essas coisas devem estar em outro lugar aqui dentro", disse Janeth Arcain, ex-jogadora de basquete e prefeita da Vila.

A Vila já sido alvo de reclamações de várias delegações antes mesmo da entrega do equipamento. Durante a semana, alguns países cobraram modificações na estrutura de suas acomodações. Estados Unidos, Holanda e Itália, segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, chegaram a custear pequenas mudanças, o que é prática recorrente em Jogos Olímpicos.

Na entrada, também chamou atenção a extensão das filas. Vários setores funcionais foram acomodados em poucas estruturas de detecção de metal e raio-X, o que formou aglomerações. Delegações também tiveram de esperar.

A abertura oficial da Vila aconteceu às 8h (de Brasília) deste domingo. Antes mesmo disso, porém, delegações de Alemanha, Israel e Itália já haviam entrado no local. A primeira equipe do Brasil a desembarcar no aparato foi a de hóquei na grama, por volta de 10h30.

A expectativa do comitê organizador é de que até 14 delegações entrem na Vila neste domingo.

Topo