Olimpíadas 2016

Austrália já definiu primeiro objetivo na Rio-2016: contratar encanadores

Ricardo Borges/Folhapress
Delegação da Austrália chega à Vila Olímpica imagem: Ricardo Borges/Folhapress

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

A cerimônia de abertura da Rio-2016 vai acontecer apenas no dia 5 de agosto, mas a Austrália já começou a correr. Depois de ter rejeitado entrar na Vila Olímpica, que foi aberta neste domingo (24), o comitê olímpico do pais da Oceania estipulou que sua necessidade mais urgente não é a preparação para brigar por medalhas de ouro. Tudo que eles querem é encontrar encanadores.

O encanamento foi um dos problemas apontados pelos australianos na estrutura que eles encontraram na Vila Olímpica. O comitê olímpico do país também reclamou de aspectos relacionados a eletricidade e gás, e a chefe de missão Kitty Chiller chegou a dizer que o local não era seguro para seus atletas. Até os problemas serem resolvidos, os integrantes da delegação que chegarem ao Rio de Janeiro serão acomodados em hotéis da região e na Vila de Mídia, espaço destinado a jornalistas.
 
O prédio que seria ocupado pela Austrália na Vila atualmente tem encanadores trabalhando em todos os andares. O país da Oceania terá uma delegação com 410 atletas na Rio-2016, e os problemas foram detectados em avaliações de estresse sugeridas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).
 
A preocupação de australianos com encanadores é tão grande que eles usaram o tema para responder a uma gracinha feita pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), na cerimônia de abertura da Vila. Ele disse que pensava até em colocar um canguru pulando na porta para fazer a delegação se sentir em casa.
 
“Não precisamos de cangurus. Precisamos de encanadores”, disse Mike Tancred, diretor de comunicação do Comitê Olímpico da Austrália, em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo”.
 
Chiller também fez cobranças específicas sobre a estrutura hidráulica da Vila. “É minha quinta Olimpíada, e eu nunca vi uma Vila nesse estado de despreparo a esta altura”, disse a chefe de missão.?

Topo