Austrália hospedará atletas em área de mídia após problema em Vila Olímpica
O Comitê Olímpico da Austrália precisou de medidas inusitadas para acomodar os atletas depois de ter vetado a Vila Olímpica, aberta neste domingo (24). Parte da delegação nacional, composta por 410 esportistas, será enviada à Vila de Mídia, espaço em que o comitê organizador hospeda jornalistas que não são da cidade e passam uma temporada no local durante os Jogos Olímpicos.
Neste domingo, apenas membros da delegação australiana chegaram à Vila Olímpica. O estafe inclui funcionários de diversas áreas técnicas, e essas pessoas foram direcionadas a hotéis da região.
“Entendemos que a Vila Olímpica não é apenas o espaço em que os atletas dormem, mas um local em que eles podem fazer amizades, trocar experiências e viver o verdadeiro espírito dos Jogos Olímpicos. Por isso, esse é um assunto importante para nós”, disse um porta-voz oficial do comitê.
A primeira leva de atletas da Austrália chegará ao Rio de Janeiro na próxima segunda-feira (25). Inicialmente, eles serão enviados para Vilas de Mídia. No fim do dia haverá nova avaliação sobre a Vila Olímpica.
“Vamos pensando dia a dia, agora. Não sabemos exatamente quando as questões internas aqui vão ser solucionadas, mas é importante que não tenhamos nenhuma decisão precipitada”, disse Kitty Chiller, chefe de missão da Austrália na Rio-2016.
A Vila Olímpica fica na zona oeste do Rio de Janeiro e foi aberta neste domingo, com expectativa de receber 14 delegações no primeiro dia. No entanto, o Comitê Olímpico da Austrália reclamou das condições encontradas no local e se recusou a ficar. A lista de problemas vistos por eles tem três naturezas fundamentais: encanamento, eletricidade e gás.
“Assim que estiver consertado, voltaremos para cá. Não temos nada contra a Vila e não vamos deixar de nos hospedar aqui”, avisou Chiller.
A delegação da Austrália na Rio-2016 tem 410 atletas. Os oficiais do país vão seguir trabalhando em escritórios da Vila, a despeito dos problemas encontrados no local, e só não serão liberados para dormir por lá.