Olimpíadas 2016

#SemanaOlímpica42: Zika vírus ameaça golfe e até parceiro de Bolt para Rio

Brian Spurlock-USA TODAY Sports
Rory Mcllroy é o 17º atleta mais bem pago do mundo imagem: Brian Spurlock-USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo

Confira o que de mais relevante aconteceu no esporte olímpico entre 20 e 26 de junho.

1 - Zika vírus tira número 3 do mundo da Rio

A zika voltou a ser um dos assuntos mais comentados na preparação olímpica para os Jogos. O vírus tirou uma estrela do golfe e ameaçou até um parceiro de Bolt.

Rory Mcllroy, número 3 do ranking mundial, e Graeme McDowell, atleta que herdaria a vaga de Mcllroy, anunciaram que não virão ao Rio de Janeiro por temerem o zika vírus.

Já Kemar Bailey-Cole, companheiro de Usain Bolt no revezamento 4x100m, revelou estar com a doença e teme que sua preparação para os Jogos sejam afetada por isso.

2- Flavia Saraiva conquista dois ouros na Copa do Mundo de ginástica

Uma das maiores apostas da ginástica brasileira, Flavia Saraiva aumentou as esperanças para os Jogos Olímpicos. Ela conquistou dois ouros na Copa do Mundo em Anadia, em Portugal, uma no solo e outra na trave. Outro brasileiro a conseguir pódio foi Sérgio Sasaki, prata no salto.

3 - LeBron fica de fora, mas basquete dos EUA terá Irving e Thompson

Kyrie Irving, Klay Thompson e Kevin Durant apareceram na lista de estrelas que representarão o basquete dos Estados Unidos na Olimpíada. A lamentação ficou para a ausência confirmada de LeBron James nos Jogos.

4 - Disputa entre russos e Iaaf segue; COI abre brecha para participação

A disputa entre russos e Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) ganhou mais alguns capítulos na última semana. O COI anunciou que atletas que conseguirem comprovar que estão limpos em exames fora da Rússia poderão pleitear junto as federações de sua modalidade disputar os Jogos. Apesar disso, a Iaaf manteve a postura firme e informou que só liberará a participação deles como “atletas neutros”. Os competidores recorreram da decisão na Corte Arbitral do Esporte.

5 - Onça é morta em revezamento da tocha olímpica

A onça Juma foi o assunto mais falado no revezamento da tocha olímpica. O animal foi abatido com dois tiros na última segunda-feira durante a passagem do símbolo pelo Amazonas. De acordo com o Comando Militar, ela não participou do evento, estava no local por “coincidência”. Ela teria tentado fugir e ameaçado um cuidador antes de ser morta.

6 - Ibrahimovic se aposenta da Suécia e fica de fora da seleção olímpica

Ibrahimovic chegou a dizer que tinha vontade de vir ao Rio de Janeiro para compensar sua ausência da Copa do Mundo na Olimpíada. Mas o sonho acabou na Eurocopa. Depois de três jogos sem vitória, o atacante anunciou sua aposentadoria da seleção e não estaria nos Jogos.

7 - Seleção feminina de vôlei supera instabilidade e consegue classificação no Grand Prix

Após um fim de semana instável, com direito a viradas contra Itália e Bélgica, a seleção feminina de vôlei conseguiu confirmar a classificação para a fase final do Grand Prix. A notícia triste ficou pela ausência da levantadora Fabiola que iniciou seu recondicionamento, mas não deverá estar em quadra na Tailândia em busca do título. Se quiser ir à Rio, terá de conquistar a vaga nos amistosos.

8 - Wada suspende laboratório de controle de dopagem da Rio-2016

A Agência Mundial Antidoping (Wada, na singla em inglês) informou a suspensão do credenciamento do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD – LADETEC), onde está prevista a realização de todos os exames antidoping durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

9 - Felipe Wu conquista medalha de ouro na Copa do Mundo de tiro

Em Baku, no Azerbaijão, o brasileiro Felipe Wu ficou com a medalha de ouro na etapa da Copa do Mundo. A vitória veio na pistola de ar de 10 m. Seu compatriota Julio Almeida foi o quarto.

10 - DeuNoUOL - Perto de sexta Olimpíada, Scheidt admite ansiedade e reclama de solidão

Robert Scheidt tem cinco Olimpíadas nas costas e cinco medalhas, mas, mesmo assim, o atleta vive ansiedade para sua sexta disputa. Em entrevista ao UOL Esporte, ele falou sobre o assunto e disse que seu principal desafio no atual ciclo tem sido a solidão.

Topo