Olimpíadas 2016

Iaaf bate o pé e diz que russos só poderão competir sob bandeira do COI

 REUTERS/Sergei Karpukhin
Saltadora Yelena Isinbayeva já disse que não quer competir sob bandeira neutra no Rio imagem: REUTERS/Sergei Karpukhin

Do UOL, em São Paulo

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf) divulgou nesta quinta-feira (23) um guia de orientações para atletas que buscam "permissão especial" para participar de eventos internacionais. Nele, mais uma vez, a entidade afirma que atletas russos só poderão competir nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 por uma bandeira neutra, não a de seu país.

Segundo o documento, "um atleta que estiver de acordo com todas as condições específicas poderá ter admissão especial para competir individualmente, como um atleta neutro". Além disso, o atleta "terá que ser convidado a participar do torneio em questão pelos organizadores".

Portanto, se um atleta do país "mostrar claramente que não está contaminado pelo sistema russo porque esteve fora do país e submetido a sistemas antidoping efetivos", ele poderá buscar a permissão para participar da Olimpíada como um atleta neutro, sob a bandeira do Comitê Olímpico Internacional (COI).

A decisão foi tomada após a reunião do conselho da Iaaf na semana passada, quando o órgão decidiu que o atletismo da Rússia não havia cumprido as exigências necessárias para ser reinstalado como um membro da entidade, e por isso estaria fora da Rio-16.

A Rússia está suspensa de competições internacionais de atletismo desde novembro de 2015, após a revelação de um mega esquema de doping instalado no país.

Topo