Olimpíadas 2016

#SemanaOlímpica39: Profissionais do boxe ainda desdenham da Olimpíada

Chris Carlson / AP
Manny Pacquiao chegou a cogitar disputar a Olimpíada, mas desistiu para focar na política imagem: Chris Carlson / AP

Do UOL, em São Paulo

Saiba o que de mais relevante aconteceu no esporte olímpico entre 30 de maio e 5 de junho:

1 - Profissionais são liberados para competir no boxe

A Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba) liberou a participação de pugilistas profissioinais nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A medida gerou inúmeras críticas pelo mundo todo e até ameaça de punição do Conselho Mundial de Boxe (CMB). Até agora nenhum grande nome da modalidade manifestou desejo de competir na Olimpíada deste ano. Os Estados Unidos informaram que não mandarão profissionais aos Jogos.

2- Fabiana Murer vê rivais em alta na temporada europeia

Fabiana Murer participou de duas etapas da Liga de Diamante na semana e viu que terá vida complicada no Rio. Em Roma, ela falhou em todas tentativas para 4,50 m e ficou em última. Em Birmingham, fez sua melhor marca no ano (4,70 m) e ainda assim acabou apenas no quarto lugar. Yarisley Silva fez 4,84 m para levar o ouro e garantir o topo do ranking em 2016.

3 - Thiago Pereira entre os melhores e Phelps deixando a desejar

O nadador brasileiro ficou com o ouro no Grand Prix de Santa Clara (EUA) com o terceiro melhor tempo do ano nos 200 m medley. Ele fez 1min57s77. O líder do ranking em 2016 é o japonês Kosuke Hgaino, com 1min55s07.

Também neste fim de semana, Michael Phelps deixou a desejar. Ele disputou quatro provas (100 m livre, 200 m livre, 100 m borboleta e 200 m medley) em uma competição no Texas e só venceu os 100 m livre. Nos 200 m medley, por exemplo, ficou em quinto nas eliminatórias e nem quis disputar a final.

4 - Brasil deve ter mais um naturalizado na Rio-2016

Depois de muita espera, o lutador armêmio de luta greco-romana Eduard Soghomonyam teve sua naturalizção aprovada pelo Ministério da Justiça. Agora, fará os últimos trâmites para obter a liberação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para defender o Brasil na Rio-2016. Ele ainda pode precisar passar por uma seletiva interna.

5 - Confusão na esgrima não termina e equipe está indefinida

Um dia após a Confederação Brasileira de Esgrima anunciar a desconvocação de Emese Takacs e a entrada de Amanda Simeão na equipe da espada para os Jogos Olímpicos, uma desembargadora do Paraná cassou a liminar que suspendia a naturalização húngara. Assim, ela volta a ter passaporte brasileiro e deve ganhar de volta a vaga no time nacional. A definição precisa ocorrer até 1º de julho.

6 - Judô brasileiro define equipe e repete seleção feminina

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou a lista dos 14 convocados para defender o país na Olimpíada e pela primeira vez na história não houve alteração entre as mulheres em relação aos Jogos anteriores. Entre os homens, são quatro estreantes: Charles Chibana, Alex Pombo, Victor Penalber e Rafael Buzacarini.

7 - Ciclismo define mais duas vagas nos Jogos

Renato Rezende e Priscilla Carnaval foram escolhidos como os representantes do país no ciclismo BMX após o fechamento do ranking mundial. Falta agora apenas a definição dos atletas do país nas provas de estrada.

8 - COI define time de refugiados com dois "brasileiros"

O Comitê Olímpico Internacional anunciou os dez atletas que farão parte da delegação olímpica de refugiados e dois deles vivem e treinam no Brasil, os congoleses do judô Yolande Bukasa Mabika e Popole Misenga. A delegação de refugiados será a penúltima a entrar na cerimônia de abertura, apenas antes do Brasil.

9 - Doping pode tirar medalha de Bolt e beneficiar Brasil

O velocista jamaicano Nesta Caster foi pego em um novo teste de doping feito com amostras colhidas na Olimpíada de 2008 e agora aguarda a contraprova. Ele fez parte da equipe do país campeã do revezamento 4x100 m e que tinha também a presença de Usain Bolt. A Jamaica pode ter sua medalha cassada. O Brasil, quarto naquele ano, pode herdar o bronze.

10 - DeuNoUOL - Brasileiros da NBA abrem mão de folga maior por Rio-2016

Nenê, Marcelinho Huertas e Raulzinho resolveram encurtar o tempo de descanso e já iniciaram treinos físicos para se apresentarem em forma para o técnico Rubén Magnano para dar início à preparação para a Olimpíada. Eles fazem um trabalho específico com o preparador Diego Jeleilate. A apresentação de todo grupo acontecerá em 20 de abril.

Topo